Sebrae lança guia que orienta futuros prefeitos e vereadores

O Sebrae-SP acaba de lançar o Guia para Candidatxs Empreendedorxs – Prefeitos e Vereadores. A publicação reúne uma série de propostas para ajudar candidatos e candidatas nas próximas eleições a montarem um programa de gestão pública sólido, capaz de impulsionar o empreendedorismo e a geração de renda e de postos de trabalho. 
Com o Guia, candidatos têm acesso a um leque de possibilidades para a elaboração e execução de uma agenda em prol das MPEs. No Estado de São Paulo, esses negócios representam 99% do total de empresas, respondem por 49,6% dos empregos formais, 38,3% da folha salarial e por 32,6% do Produto Interno Bruto (PIB). Ao criar condições para que os pequenos empreendimentos prosperem, o gestor público dá estímulo decisivo para a economia local, com reflexos também em âmbito nacional.

“O gestor público e a gestora pública são, sem sombra de dúvida, peças importantíssimas no desenvolvimento do município”, afirma o diretor-superintendente do Sebrae-SP, Wilson Poit. “Eles têm o poder de criar condições para que os pequenos negócios prosperem, permitindo que se forme um círculo virtuoso que movimenta a economia local, com mais renda, empregos, arrecadação municipal e avanços no campo social”, completa.

No Guia, candidatos e candidatas a prefeitura e vereança encontram informações sobre programas e ações do Sebrae-SP para auxiliar na implantação de políticas públicas favoráveis às MPEs e orientações sobre a legislação que dá suporte a medidas nesse sentido. Com isso, pode atuar com a certeza de estar amparado técnica e juridicamente.

O Guia também traz um Termo de Compromisso para que cada candidato (a) assine se comprometendo a fazer do apoio ao empreendedorismo um dos eixos de sua gestão.

Exemplos

Um dos exemplos de ação conjunta entre Sebrae-SP e administração pública ocorreu em Mogi das Cruzes. Na cidade, todos os departamentos da prefeitura e de outros órgãos que participam da abertura de uma empresa foram centralizados na Sala do Empreendedor. Com isso, o prazo de abertura de empresas caiu de cerca de cinco dias úteis para 24 horas. Quando toda a documentação é apresentada de maneira correta, o processo pode ser feito em apenas 30 minutos, reduzindo custos e economizando tempo do empreendedor. Com essa iniciativa, o município foi vencedor da 10ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor na categoria Desburocratização e Implementação da Rede Simples, no ano passado.

Em Limeira, apoiada na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, a prefeitura aumentou a participação do segmento nas compras públicas de 10% para 40%. Assim, conseguiu manter os recursos no próprio município, criando mais empregos e renda, proposta que também se sagrou vencedora na 10ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, na categoria Compras Governamentais de Pequenos Negócios.

O Guia para Candidatxs Empreendedorxs – Prefeitos e Vereadores será entregue, em versão impressa, pelo Sebrae-SP a todos os candidatos (as) no Estado São Paulo

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE