Sábado tem Dia ‘D’ contra sarampo e paralisia

A Secretaria de Saúde de Nova Odessa participa neste sábado (4) da Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo e a poliomielite (paralisia infantil). As vacinas serão aplicadas nas UBS’s (unidades básicas de saúde) 1 (Centro), 2 (Jardim São Jorge), 3 (Jardim São Manoel) e 5 (Jardim Alvorada), das 8h às 17h, para todas as crianças entre 1 ano a 5 anos incompletos. No caso do sarampo, a recomendação é para que a vacina seja aplicada mesmo nas crianças que já tomaram uma dose anteriormente (desde que não nos últimos 30 dias). A partir de segunda-feira e até o dia 31 de agosto, todas as unidades estarão disponibilizando a imunização, inclusive a UBS 4 (Jardim São Francisco). No dia 18, será realizado o “Dia D”. Não houve nenhum caso destas doenças este ano em Nova Odessa.

A campanha de reforço contra o sarampo e a poliomielite acontece de quatro em quatro anos e já estava prevista no calendário do Ministério de Saúde. No entanto, este ano, a campanha é ainda mais importante com a volta da circulação do sarampo no território brasileiro e a ameaça da poliomielite.

SEM CASOS. Nova Odessa, em 2018, não registrou nenhum caso de febre maculosa, febre amarela, meningite, zika, chikungunya ou das gripes H1N1, H3N2 e Influenza B. Até o fim de julho, foram confirmados 18 casos de dengue, porém, sem óbito. Para a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica, Paula Mestriner, a atuação firme da Secretaria de Saúde na rede de atenção básica, aliada ao controle da vacinação, têm sido fatores fundamentais para esses resultados.

Esta semana, a Secretaria de Saúde tomou a decisão de convocar os pais das crianças que estão em idade de vacinação para irem aos postos de saúde. Como forma de garantir o atendimento, foram reservadas as doses relativas às vacinas programadas principalmente da meningite. “Não iremos atender as demandas não programadas, com objetivo de garantir o atendimento à população novaodessense”, explicou Paula.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE