SB: Teatro traz cultura a mais de 46 mil espectadores

O ano de 2017 reuniu muita arte, cultura e turismo em diversos eventos de Santa Bárbara d’Oeste. O Teatro Municipal “Manoel Lyra” foi um ponto de grande destaque no ano passado, reunindo 46 mil espectadores em um total de 122 apresentações. Uma casa de arte, cultura e entretenimento aberta à população que abrange diversos campos culturais. Além de teatro, houve música, circo, dança, stand up comedy e literatura que juntos compuseram uma programação totalmente rica e diversificada no período.

“O ‘Manoel Lyra’ é um dos melhores teatros municipais da RMC (Região Metropolitana de Campinas) com 608 lugares, acústica e instalações perfeitas para atender diversas apresentações”, explicou o secretário de Cultura e Turismo, Evandro Felix. “O ano de 2017 foi marcado pela presença de grandes artistas sejam eles conhecidos ou desconhecidos. Tivemos a apresentação de alunos da rede municipal de ensino que mostrou que a cultura é uma ferramenta transformadora. E em 2018 estamos preparando uma programação ainda mais diversificada para atender todos os públicos”, frisou Evandro.

Durante o ano diversos eventos se destacaram, entre eles, a Virada Cultural Paulista, no Teatro, que contou com intervenções gratuitas para diferentes gostos em maio. As atrações lotaram os assentos do “Manoel Lyra” e trouxeram o público para vivenciar a magia teatral e cultural. Com intervenções externas, os Amigos Seresteiros, Coral Municipal e Instrumental Jazz musicalizaram a fachada do local. O destaque da edição 2017 da Virada foi a apresentação de teatro musical da Cia. de Teatro Interiorando com “Os Boêmios de Adoniran”. Além de outras preciosidades culturais, a Mostra de Dança de S.Bárbara durante a Virada partiu a um intercâmbio dançante, mostrando a força da dança barbarense.

Inovador, o Teatro sediou também o “Projeto Recitar ??? a palavra em Verso Vivo” com encenações poéticas apresentadas por alunos da rede municipal, estadual e grupos de teatro. Três noites de agosto com a emoção da poesia num misto de figurinos elaborados, sonoplastia impecável, iluminação sincronizada, declamadores focados na arte junto dos demais participantes.

Também em agosto, o Teatro entoou um só som no 6º Encontro de Corais de S.Bárbara com a união musical de cinco cidades da região. Realizado pela Prefeitura, o evento marcou os 25 anos do Coral Municipal com música de qualidade e enfatizando a importância do canto coral no Município.

Envolvendo grupos de danças de todo o país, o palco do Teatro ficou repleto de levezas e passos sincronizados em setembro. O Festival Santa Dança de S.Bárbara reuniu 24 grupos e escolas de dança de 12 diferentes cidades brasileiras e 323 bailarinos dançando e encantando durante os três dias do evento com entrada franca. Em setembro também foi a vez de 60 alunos das Oficinas de Teatro mostrarem na prática o que aprenderam. Oferecidas pela Prefeitura, eles apresentaram peças consagradas abertas ao público no Teatro.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE