SB segue com ações do movimento Novembro Azul

A Prefeitura de Santa Bárbara d???Oeste, por meio da Secretaria de Saúde, segue com as atividades do movimento Novembro Azul. As ações são voltadas aos homens, com uma série de serviços visando à prevenção e detecção precoce do câncer de próstata. Nesta quarta-feira (9) foi realizada uma atividade educativa em sala de espera, na UBS (Unidade Básica de Saúde) ???Dra. Nair Nobuyasu Guimarães???, no bairro Planalto do Sol 2.
No encontro, os pacientes receberam orientações gerais sobre a doença, seus fatores de risco, formas de prevenção, exames e sinais e sintomas. A ação foi coordenada pelo médico da rede Dr. Dreison Luis Iatarola e pela farmacêutica Lucy Lima. Durante todo o mês, a população está tendo a disposição, de acordo com cronograma das unidades de saúde, diversos serviços relacionados à saúde do homem, com acolhimento, palestras, orientações em grupo e individuais, entre outras ações educativas.
Além do foco principal da campanha, que é a prevenção do câncer de próstata, são abordados vários temas relacionados à saúde do homem, como prevenção dos fatores de risco para doenças cardiovasculares, orientações para hábitos saudáveis, alimentação, atividade física, hipertensão arterial, diabetes, entre outras. 
Também nesta quarta-feira, a Associação dos Diabéticos de Santa Bárbara d???Oeste (ADSB), em parceria com a Prefeitura, promoveu um evento na Praça Coronel Luiz Alves (Central), alusivo ao Dia Mundial do Diabetes, que neste ano tem como tema ???Um Olhar para a Diabetes???. Durante a ação foram realizados cerca de 700 exames de glicemia, 670 procedimentos de aferição de pressão arterial, 250 cálculos de IMC (Índice de Massa Corpórea), entre outras ações educativas. A ação contou com apoio da Apasb (Associação Pró-Ambiente de Santa Bárbara), Grupo Pedala SBO, Escola Técnica ???Dr. José Dagnoni???, FAM (Faculdade de Americana) e Empório das Ervas.No dia 20 deste mês, a Santa Casa ??? Hospital Santa Bárbara, em parceria com a Administração Municipal e entidades do Município e da região, promoverá o ???Novembro Azul Santa Casa???. O cronograma de atividades do dia foi divulgado na última sexta-feira (4), em lançamento oficial do evento na sede da Santa Casa. A partir das 8 horas, o Centro Social Urbano será palco de caminhada, jogo de futebol, atividades de recreação, desafio de Crossfit, participação de bandas, Foodtruck, entre outras ações. O evento conta ainda com o apoio de academias e grupos de corrida do Município. 
No dia 26 ocorrerá o Dia D do Novembro Azul no novo Centro Médico de Especialidades com diversos atendimentos e orientações aos homens. O evento contará com roda de conversa sobre prevenção do câncer de próstata, orientações sobre tabagismo, alimentação saudável e diabetes, aferição de pressão Arterial, cálculos de IMC (índice de massa corporal), quick massagem, serviço de barbearia (autoestima), corte de cabelo, entre outras atividades. Outra ação educativa será o “Pedágio da Saúde”, iniciativa que consiste na orientação nos semáforos, por parte dos agentes comunitários de saúde do PSF (Programa Saúde da Família).

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE