SB: Saúde da Mulher registra 22% de aumento nas consultas em 2016

O número de consultas em atenção médica especializada realizadas pelo Centro de Referência em Saúde da Mulher, setor vinculado à Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d???Oeste, teve um aumento de 22% na comparação entre 2016 e 2015. Nos ambulatórios de patologia cervical, mastologia, adolescentes, pré-natal de alto risco, planejamento familiar e ginecologia, foram 4.901 consultas, ante 3.829 do ano passado. 
Outros atendimentos do setor que se destacaram foram as 3.729 mamografias para rastreamento do câncer de mama, 809 exames de ultrassom de mama como exame complementar à mamografia para auxílio diagnóstico, 54 biópsias de lesões suspeitas de câncer de mama com 36 casos diagnosticados, além de outros 246 procedimentos médicos, como remoção ou cauterização de lesões, colposcopia e biópsia de colo de útero. 
Além disso, houve aumento na oferta de alguns exames, como a ultrassonografia obstétrica, que teve 2.120 exames em 2016, ante 623 em 2015. O setor passou a oferecer esse ano o ultrassom com Doppler obstétrico e o ultrassom morfológico, de acordo com encaminhamento médico. Outra novidade foi o Ambulatório de Puericultura com atendimento para recém-nascidos que necessitam de internação logo após o parto, egressos de UTI neonatal ou aqueles com dificuldade para ganhar peso. Foram 486 atendimentos realizados pelo médico pediatra. 
???Com o aumento da oferta de exames de ultrassom durante o pré-natal, passamos a oferecer melhor assistência para as gestantes do nosso município e com o ambulatório de puericultura, também qualificamos a linha de cuidado desde a gestação até o nascimento do bebê???, destacou a coordenadora do Centro de Referência em Saúde da Mulher, Raquel Zalaf. ???Foi um ano de muitos avanços, onde trabalhamos para aumentar e qualificar a oferta dos serviços. Os bons resultados obtidos se devem ao envolvimento e comprometimento de toda a equipe da Saúde da Mulher e apoio da Secretaria de Saúde e da Administração Municipal???, completou. 
A ultrassonografia obstétrica avalia o crescimento fetal, a quantidade de líquido amniótico e a localização da placenta, entre outros diagnósticos. A morfológica permite que se consiga visualizar a anatomia do feto, onde o médico avalia sinais que se relacionam à probabilidade do feto ser portador de doenças graves ou possuir defeitos cardíacos. Já na ultrassonografia com Doppler durante gestação, o médico consegue medir o fluxo de sangue, oxigênio e também de batidas cardíacas do bebê. O ponto principal da ultrassonografia com Doppler é avaliar o crescimento do feto. 
Além dos atendimentos realizados na unidade, profissionais do setor também realizaram ao longo do ano ações para levar informações e exames preventivos às empresas e instituições de ensino do Município. O Centro de Referência em Saúde da Mulher funciona de segunda à sexta das 7 às 16h30, na Rua XV de Novembro, 1.157, no Centro. Para ser atendida a mulher deve passar por consulta com o médico da rede na UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua residência e se houver necessidade o profissional irá encaminhá-la para o setor. Informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3454-1990.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE