SB: Projetos de leitura em escolas chegam à Nova Biblioteca

A leitura expande a mente e o vocabulário, estimula a criatividade e o conhecimento. Ter projetos de leitura como um dos pilares da Educação faz com que a criança se torne um adulto mais consciente acerca da realidade. Seguindo essa premissa, a Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste mantém diversos projetos de leitura nas escolas municipais. As atividades agora ultrapassam os muros da escola, contagiam a comunidade e chegam também à Nova Biblioteca.

Entregue na última sexta-feira (25) pelo prefeito Denis Andia, a Nova Biblioteca Pública Municipal “Profª Maria Aparecida de Almeida Nogueira” reúne um acervo de quase 60 mil livros e seus novos espaços abrigarão também projetos de leitura desenvolvidos pela Secretaria de Educação, em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo. Sendo assim, algumas das atividades desenvolvidas nas salas de aula ganharão estes novos espaços.

“A Biblioteca deixou de ser um lugar de silêncio e passou a ser de convivência, onde as pessoas buscam construir conhecimentos. Nossa proposta é empoderar o jovem a transformar histórias e literatura por meio das câmeras, junto com a contação de história”, disse o secretário de Cultura e Turismo, Evandro Felix, ressaltando que os alunos das escolas municipais participarão dos projetos em transporte oferecido pela Secretaria da Educação.

“Os esforços da Administração do prefeito Denis Andia são para formar uma geração de leitores, de crianças que propaguem o hábito da leitura com entusiasmo e que se apropriem da construção da história de suas vidas”, completou a secretária de Educação, Tânia Mara da Silva.

Projetos de leitura

O projeto “Encantalendo” é um dos destaques nas escolas. Isso porque ele envolve professores, equipe escolar e alunos de todas as idades da Rede Municipal de Ensino, dos bebês até os idosos. As etapas envolvem um mural com a exposição dos títulos dos livros e a inscrição dos alunos para as histórias de sua escolha.

As crianças menores escolhem as histórias por associação dos personagens preferidos, após apresentação das capas dos livros e das resenhas pelos professores. Os alunos se unem por preferência dos livros nas sessões simultâneas de leitura. Interagem, discutem, conhecem. No final, socializam o que aprenderam com os colegas da sala de aula. O Encantalendo é um projeto permanente nas unidades escolares desde 2017.

A Rede Municipal de Ensino, que atende mais de 15 mil alunos, mantém também outras iniciativas que estimulam o hábito da leitura, como o Sarau de Poesia, Amigos Leitores, Sarau Literário, Sacola Afro, Teatro de Leitores e o Recitar, também em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE