SB: Pref. segue com ações do Julho Verde

As atividades do movimento Julho Verde seguem em Santa Bárbara d’Oeste. A iniciativa, promovida pela Prefeitura, consiste em uma série de ações para a prevenção e diagnóstico do câncer de cabeça e pescoço. Nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), no Centro de Referência em Saúde da Mulher e demais setores segue o acolhimento e encaminhamento aos serviços de referência dos pacientes que pertencem a grupos de risco para as doenças, além de Salas de Espera Ativa e distribuição de materiais informativos.

Nesta quinta-feira (18), na Associação Casa de Maria, foi ministrada uma palestra alusiva ao tema pelo especialista em Saúde Coletiva, Dr. José Luis Andia. Na próxima segunda-feira (22), a partir das 13h30, uma equipe da Secretaria de Saúde realizará a “Blitz Julho Verde” – ação que consistirá na abordagem para acolhimento e sensibilização de pessoas na Praça Central.

A campanha tem o objetivo de promover atividades de sensibilização e informação no combate ao câncer de cabeça e pescoço, oferecendo à população a oportunidade de diagnóstico precoce, por meio de acolhimento, exame médico, exames complementares e biópsia, quando indicada, com posterior encaminhamento definitivo, além de estimular a interrupção dos hábitos de tabagismo e etilismo.

O público-alvo da iniciativa é composto por pessoas na faixa etária a partir de 20 anos, com lesões na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias, manchas/placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, palato ou mucosa jugal, nódulos no pescoço que não melhoram em 21 dias e rouquidão persistente há mais de 21 dias.

Dia D

Além do acolhimento e das atividades de sensibilização durante o mês, no dia 27 de julho, como parte do S.Bárbara Saúde, será promovido o “Dia D do Julho Verde” no Centro de Especialidades. Nessa data é celebrado o Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço. As ações serão gratuitas e abertas a toda população barbarense, no período das 8 às 12 horas. O Centro de Especialidades está localizado na Rua Graça Martins, 45, no Centro.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE