SB: Pref. promove formação inédita de neurociência

O olhar, a atenção, o cuidado e o conhecimento aplicados no diagnóstico e atendimento na Educação Especial da Rede Municipal de Ensino de Santa Bárbara d’Oeste são referenciados em toda a região. O investimento na formação dos profissionais envolvidos beneficia mais de 500 crianças atendidas, além de qualificar os processos investigativos no dia a dia das escolas. Neste sábado (5), a formação “Funções Executivas na Educação Inclusiva” envolveu 31 professores da Educação Especial e três psicólogos atuantes na Psicologia Escolar. O encontro foi realizado na Secretaria de Educação abordando a temática da neurociência no universo da Educação Especial.

Os primeiros três encontros contarão com a participação do Prof. Dr. Ricardo Franco de Lima, psicólogo, psicopedagogo, especialista em neurologia infantil e doutor em Ciências Médicas pela Unicamp. O conteúdo aborda as funções executivas, que compreendem o conjunto das habilidades cognitivas que controlam e regulam a capacidade de iniciar e parar as ações, monitorar e mudar o comportamento quando necessário e planejar o futuro, com perspectiva voltada para a avaliação pedagógica e atendimento dos alunos com TEA (transtorno espectro autista) e deficiência intelectual, que podem apresentar deficits em tais funções, como o comprometimento da atenção, dificuldade no controle de impulsos ou inquietação.
 
Já o segundo módulo, previsto para novembro, abordará ferramentas e estratégias no processo de Avaliação, Planejamento e Intervenção Pedagógica no Atendimento Educacional Especializado (AEE). Ele será ministrado pela professora Fernanda Caroline Pinto da Silva, fonoaudióloga e mestre em Neurociência pela Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. 

A Rede Municipal atende alunos com deficiência física, auditiva, visual, intelectual, TEA (Transtorno Espectro Autista) ou altas habilidades e superdotação matriculados no ensino regular. Todos recebem o Atendimento Educacional Especializado por meio de 35 professores de Educação Especial e 30 salas de recurso entre Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE