SB: População destina 60 kg de pilhas para descarte

Descartar corretamente o lixo que geramos é imprescindível para um futuro mais sustentável. Essa construção começa com mudança de atitudes. O descarte correto de pilhas e baterias é uma das frentes que a Prefeitura atua, mobilizando a população a participar. Santa Bárbara d´Oeste conta com sete pontos de descarte de pilhas e baterias, instalados pela Prefeitura desde agosto de 2016. Nos últimos dias foram coletados 60 quilos de material, que foram destinados para os fabricantes e comerciantes de pilhas e baterias para promoverem o tratamento adequado.

De acordo com a Lei Federal nº 12.305/2010, a Política Nacional de Resíduos Sólidos, é de responsabilidade de fabricantes, importadores, comerciantes e distribuidores de pilhas, baterias promoverem a logística reversa de forma independente do Serviço Público de Limpeza Urbana. “Para que a lei pudesse ser efetivamente cumprida, a Prefeitura planejou e organizou o recolhimento destes resíduos, além de estimular a população a praticar o descarte correto”, comentou o secretário de Meio Ambiente, Cléber Canteiro.
Depositar pilhas e baterias em locais não adequados pode contaminar o solo e lençóis freáticos com metais pesados, como o chumbo, mercúrio, níquel e cádmio. Além de prejudicar o meio ambiente, podem causar doenças renais, cânceres e problemas relacionados no sistema nervoso central.
Confira os pontos fixos de descarte de pilhas baterias:
Prefeitura MunicipalAvenida Monte Castelo, 1000, Jardim Primavera
DAE (Departamento de Água e Esgoto)R. José Bonifácio, 400 – Centro
Secretaria de Meio AmbienteEstrada do Barreirinho, 1010 – Chácara Wolf
Secretaria de EducaçãoRua Graça Martins, 680 – Centro
CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados)Rua Argeu Egidio Santos, 100 Planalto do Sol II
NAS (Núcleo de Atendimento Social) do Jardim EuropaRua Portugal, 740, Jd. Europa
Centro Cultural e Biblioteca Prof. Léo Assad SallumRua do Algodão, 1450 – Cidade Nova

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE