SB: Orientação sobre medicamentos essenciais

A Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d???Oeste, por meio da Assistência Farmacêutica, orienta a população sobre a importância do uso correto de medicamentos, por meio da Rename (Relação Nacional de Medicamentos Essenciais), programa desenvolvido pela Política Nacional de Medicamentos (Portaria nº 3919/98), elaborado com base no quadro das doenças mais atingem a população no Brasil.

O programa tem por finalidade abranger as principais situações de saúde no país, obedecendo o critério epidemiológico, além de estabelecer políticas focadas no conceito de medicamento necessário que proporcione o uso correto e adequado.
Na definição da OMS (Organização Mundial da Saúde) medicamentos essenciais são aqueles que satisfazem às necessidades de saúde prioritárias da população, mas devido a oferta da indústria farmacêutica ser dinâmica e constante, uma enorme quantidade de produtos são ofertados.
ProgramaA Rename é uma lista de medicamentos que deve atender às necessidades de saúde prioritárias da população brasileira. Deve ser um instrumento mestre para as ações de assistência farmacêutica no SUS. Relação de medicamentos essenciais é uma das estratégias da política de medicamentos da OMS (Organização Mundial da Saúde) para promover o acesso e uso seguro e racional de medicamentos. Foi adotada há mais de 25 anos, em 1978, pela OMS e continua sendo norteadora de toda a política de medicamentos da Organização e de seus países membros.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE