SB não tem fila de espera para mamografia

Santa Bárbara d???Oeste não possui fila para mamografia. Em 2015, até agosto, foram realizados 2.513 mil exames. Já em 2014 foram 4.583 mil mamografias. Para agendar o exame, basta que a mulher procure a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima da sua residência ou o Centro de Referência em Saúde da Mulher, localizado na Rua XV de Novembro, 1.157, Centro.
 Santa Bárbara segue a orientação do Ministério da Saúde,  que recomenda que todas as mulheres acima de 40 anos façam a mamografia de rastreamento a cada dois anos e anualmente para aquelas acima dos 50 anos. 
 Durante todo o mês, a população está tendo a disposição, de acordo com cronograma das unidades de saúde, diversos serviços, como coleta de papanicolaou, solicitações e encaminhamentos para a mamografia, orientações sobre câncer de mama e de colo de útero, Salas de Espera Ativa, exibições de vídeos, entre outras ações educativas. Os serviços são oferecidos nas UBSs e no Centro de Referência em Saúde da Mulher, que receberam decoração especial nos murais e cartazes e materiais informativos sobre o tema.  
Prevenção Sobre a prevenção do câncer de mama, estima-se que por meio da alimentação, nutrição e atividade física, é possível reduzir em até 28% o risco de a mulher desenvolver a doença. Controlar o peso corporal e evitar a obesidade, por meio da alimentação saudável e da prática regular de exercícios físicos e evitar o consumo de bebidas alcoólicas são recomendações básicas para prevenir o câncer de mama. A amamentação também é considerada um fator protetor. Evento No dia 24 serão realizadas diversas ações e atendimentos gratuitos no Centro Médico de Especialidades. O evento, promovido em parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer e Conselho da Mulher de Santa Bárbara d???Oeste, ocorrerá das 9 às 12 horas e contará com roda de conversa, cortes de cabelo para doação, orientações sobre o autoexame, solicitações de mamografias, ensaio fotográfico, aplicação de maquiagem, entrega de folders e laços cor de rosa, entre outras atividades. Caminhada Já no dia 25 será promovida pela Rede Feminina de Combate ao Câncer, com apoio da Prefeitura, a Caminhada ???Rede Rosa???. Os participantes se concentrarão a partir das 7 horas com saída prevista para as 8h30 em frente ao Shopping VIC Center.  O percurso será de 2,4 km. Para se inscrever e ganhar o vale camiseta para o dia da caminhada, os interessados devem procurar um dos pontos de troca, levando algum dos seguintes mantimentos: arroz, feijão, óleo ou macarrão (exceto espaguete). Esta ação conta ainda com apoio do VIC Center e AVON. Pontos de troca da Caminhada ???Rede Rosa???: Sede da Rede Feminina de Combate ao Câncer – Rua Santa Cruz, 420, Vila Pires ??? Santa BárbaraPar Perfeito Boutique (VIC Center) – Rua do ??smio, 915, Mollon – Santa BárbaraAutoria Modas – Rua das Paineiras, 412, Jardim São Paulo ??? Americana

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE