SB: “Jacarandás Educador” abre Semana da Árvore

A Prefeitura de Santa Bárbara d´Oeste abriu a Semana da Árvore com o lançamento do projeto “Jaracandás Educador” nesta sexta-feira (21), data em que é celebrado o Dia da Árvore. O evento contou com estudo do meio realizado com 70 alunos da Emefei “Profª Purificacion S. Fonseca – Dona Pura”, do Jardim Monte Líbano. O objetivo do projeto é aprimorar os conhecimentos e consciência ecológica por meio da vivência.

Dentre as atividades organizadas pela Câmara Técnica de Educação Ambiental, por meio das Secretarias de Meio Ambiente, Saúde, Educação e DAE (Departamento de Água e Esgoto) estão o estudo e visitação da nascente modelo e sobre as diferentes qualidades da água, com testes de cloro e bactéria, a oficina de observação das aves no Parque, jogos de pergunta e resposta sobre os tipos de árvores e disseminação de conhecimento sobre os animais sinantrópicos.

No final, os alunos plantaram uma muda de ipê amarelo simbolizando a escola a que pertencem. Em breve, a árvore receberá a placa de denominação “Dona Pura”. Cada escola participante do “Jacarandás Educador” poderá plantar a sua muda.

O projeto envolve a importância da arborização de ruas e parques, observação da fauna, medidas preventivas de doenças transmitidas por animais sinantrópicos, estudo de águas subterrâneas, entre outras temáticas com oficinas, jogos e dinâmicas. O Parque dos Jacarandás, palco do projeto “Jacarandás Educador” reúne mais de 2.500 árvores de mais de 100 espécies, além de 300 tipos de plantas ornamentais.

Semana da Árvore

As ações da Semana da Árvore seguem até na sexta-feira (28), com plantio de flores, mudas de árvores e conscientização ambiental. Confira a programação completa:

22/09 (sábado) ??? manhã
Plantio de 50 mudas de ipês amarelos na Avenida Santa Bárbara
Ação entre Secretaria de Meio Ambiente e LBV (Legião da Boa Vontade)

23/09 (domingo) ??? manhã
Plantio de 20 mudas de árvores de espécies nativas na Rua Limeira, no Parque Zabani
Participação de alunos da Emefei “Iraídes Ferreira Lourenço”, do Jardim Pérola, durante “Pedal Urbano” do Pedala SBO

24/09 (segunda-feira) ??? tarde
Ações na Praça Ismael Batagin, em frente à Escola Estadual “Inocêncio Maia”, junto com os alunos da escola. Serão realizadas pintura de banco, podas de árvores, plantio de flores e artes lúdicas

25/09 (terça-feira) ??? manhã
Programa Bacia Caipira
Visita monitorada ao Museu da Água de Piracicaba, trilha na mata, visita ao mirante e plantio em comemoração ao Dia da Árvore
Participação dos Grupos da Terceira Idade Alegria de Viver e Esperança

26/09 (quarta-feira) ??? manhã
Plantio no Residencial Joias de Santa Bárbara em parceria com a HM Empreendimentos
200 mudas de espécies nativas
Ação realizada por alunos do CIEP “Dom Eduardo Koaik”, do Planalto do Sol

27/09 (quinta-feira) ??? manhã
Plantio de mudas de árvores no “Espaço Árvore”, na calçada em frente a EMEFEI “Antônia Fagnoli Furlan”, no 31 de Março
Ação executada por alunos

28/09 (sexta-feira) ??? manhã
Plantio de 40 mudas de espécies nativas no CEU das Artes
Mudas doadas pela HM Empreendimentos
Ação realizada pelas crianças do CIEP “Dom Eduardo Koaik” e CRAS V (Centro de Referência de Assistência Social), do Planalto do Sol

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE