SB inicia nova turma do Programa ‘Saúde sem Tabaco’

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste iniciou nesta segunda-feira (2) uma nova turma do Programa “Saúde sem Tabaco”. A reunião, promovida no CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), contou com acolhimento, preenchimento das fichas e aplicação de testes para avaliação do grau de dependência à nicotina e motivação de cada participante.

Essa é a terceira turma do Programa “Saúde sem Tabaco” em 2019.  A iniciativa tem o objetivo de ajudar as pessoas a deixarem de fumar, com encontros todas às segundas-feiras. Na próxima semana terão início as reuniões motivacionais. Na sequência os pacientes serão encaminhados para consulta médica e avaliação bucal e posteriormente participarão de reuniões terapêuticas e de manutenção, com previsão de finalização do grupo em novembro.

Na última quinta-feira (29/8) foi celebrado o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), o tabagismo é a principal causa de morte evitável no mundo. Já o INCA (Instituto Nacional do Câncer) aponta que 10% dos fumantes chegam a reduzir sua expectativa de vida em 20 anos, já que essa prática pode causar inúmeras doenças.

Em Santa Bárbara d’Oeste, o Programa “Saúde sem Tabaco” é desenvolvido há mais de seis anos, com coordenação do médico Antônio Detoni e apoio de uma equipe multidisciplinar, que oferece gratuitamente apoio médico, odontológico, psicológico, farmacêutico, de assistência social e de práticas integrativas complementares (auriculoterapia) para os participantes.

Os profissionais envolvidos foram todos capacitados pelo CRATOD (Centro de Referência de Álcool, Tabaco e outras Drogas) em São Paulo. Os interessados em se inscrever para os próximos grupos devem procurar a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima à residência.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE