SB: Fotógrafo visita espaços municipais

A história de Santa Bárbara d’Oeste virará livro em comemoração ao seu bicentenário. Ricardo Pereira Martins, responsável pelas fotos que darão vida à obra, visitou o Teatro Municipal “Manoel Lyra” – acompanhado pelo secretário de Cultura e Turismo, Evandro Felix. O fotógrafo especialista em natureza já realizou cliques em diversos espaços municipais e pontos turísticos da cidade, como a revitalizada Praça Central, Parque dos Jacarandás, o novo pátio da Usina Santa Bárbara, Museu da Imigração, Paço Municipal, Parque dos Ipês, avenidas importantes do Município, entre outros locais.

Ricardo é um ícone da fotografia brasileira de natureza, já publicou sete livros, incluindo “Riqueza de um Vale”, que lhe rendeu o 54º Prêmio Jabuti na categoria fotografia. O livro mais recente, “Birds of Brazil”, conta com registros de espécies típicas do Pantanal, Amazônia, do Cerrado e da Mata Atlântica. Seus registros também podem ser encontrados no National Geographic.

“A ideia é trazer um livro comemorativo com fotos artísticas. Então uma boa parte das fotografias eu fiz à noite usando alguns efeitos e técnicas noturnas, inclusive para fotografar as usinas. ?? um livro que gostei muito de produzir, já tenho 90% dele pronto e em julho volto a Santa Bárbara d’Oeste para poder fotografar alguns outros locais”, frisou Martins. “Quando cheguei à cidade achei muito bonita e organizada. Estou muito feliz de reproduzir o que faço na natureza dentro de Santa Bárbara d’Oeste”, complementou o fotógrafo.

Segundo Evandro, a obra será lançada e terá ampla divulgação. Ele ressalta que a edição será um referencial, servindo como fonte de pesquisa para estudantes, interessados na história da cidade e para a comunidade regional. “Por meio deste livro eternizaremos a história da nossa cidade. ?? isso que o prefeito Denis Andia quer para o bicentenário de Santa Bárbara. Queremos que a história dos 200 anos da nossa cidade vire eterna e seja celebrada no coração de todos os barbarenses que aqui nasceram, moram, já passaram e vieram de outras cidades”, frisou.

O livro “História de Santa Bárbara d’Oeste – 2ª Edição Atualizada” contará a história do Município, da fundação aos dias atuais, por meio de fotos, documentos e relatos históricos. Realizado por meio da Lei Rouanet, patrocinado pela Denso do Brasil e Indústrias Romi, a obra será coordenada pelo escritor José Pedro Soares Martins.

A obra trará a trajetória da cidade, fundada por uma mulher, dona Margarida da Graça Martins, no começo do século XIX, o processo de ocupação das terras, do desenvolvimento agrícola à industrialização, comércio e serviços, dos primeiros anos aos dias de hoje com atualização dos textos e das fotos desde a primeira edição até a data atual. O CEDOC (Centro de Documentação Histórica) cedeu seu acervo histórico para pesquisa e profissionais para revisão e suporte.

O livro “História de Santa Bárbara d’Oeste – 2ª Edição Atualizada” é uma realização do Ministério da Cultura e Fundação Romi, com patrocínio da Denso do Brasil e Indústrias Romi e ação institucional da Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste.
 

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE