Edit

SB adota Google for Education na rede municipal

Tecnologia, inovação e dinamismo. A Rede Municipal de Ensino de Santa Bárbara d’Oeste passa a contar com a plataforma Google for Education a partir do ano letivo de 2021. Novos equipamentos e ferramentas conectadas com o futuro farão parte da rotina de alunos da Educação Infantil (4 e 5 anos), Ensino Fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos).

O Google For Education será trabalhado por mais de 12 mil pessoas, entre alunos e educadores. Nos últimos dias, professores e monitores participaram do planejamento pedagógico e de formação para a utilização da ferramenta, com reuniões online com os pais para orientações. E durante o mês de fevereiro, o objetivo principal será ajudar professores e alunos a se aproximarem da nova tecnologia, com desafios, leituras, jogos, entre outros conteúdos. O Google For Education pode ser utilizado tanto no ensino remoto, com aulas online, como em atividades presenciais.

“Passamos a contar com uma ferramenta que é utilizada nas melhores escolas do País, em sua maioria da rede particular. Vamos oferecer aos estudantes o que há de melhor, proporcionando um conhecimento fantástico, novas formas de pesquisa, interatividade, entre outros benefícios. É algo que não se vê por aí. A Educação de Santa Bárbara d’Oeste, que é a melhor da RMC, que tem o seu IDEB acima da média do Estado de São Paulo e do Brasil, tudo por conta do trabalho de todos os profissionais e de toda a Secretaria de Educação, vai avançar ainda mais. O nosso compromisso é ter o nosso IDEB entre os 10 melhores do Brasil. Temos nos dedicado muito e esta nova tecnologia proporciona um novo tempo, um tempo de inovação”, comentou o prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, Rafael Piovezan.

O processo para a implantação da nova plataforma na Rede Municipal de Ensino teve início em 2019. Na ocasião, o então prefeito Denis Andia visitou a sede do Google, em São Paulo, e o Colégio Mater Dei – primeira escola referência no uso da ferramenta na América Latina. Desde então, a Rede Municipal de Ensino se preparou e, no início de 2021, o Google For Education torna-se realidade em Santa Bárbara d’Oeste.

“Com o treinamento e suporte para o uso desta importante ferramenta tecnológica, todo o processo ensino-aprendizagem será dinamizado. Vamos oferecer um ensino que é tendência para o futuro. A inovação é uma das premissas da administração do prefeito Rafael Piovezan”, disse a secretária de Educação, Tânia Mara da Silva.

Educação referência

A Educação de Santa Bárbara d´Oeste é uma das melhores do País. Em 2020 o estudo “Educação que Faz a Diferença” concedeu o selo de qualidade “Bom Percurso” à rede municipal de ensino pelos avanços consistentes na aprendizagem dos estudantes do Ensino Fundamental. Santa Bárbara d’Oeste foi a única cidade da microrregião a receber o certificado e está entre as 118 cidades do País que apresentaram avanços consistentes na aprendizagem dos alunos.

Já o Ideb (Índice de Desenvolvimento de Educação Básica) de 2019 alcançou 7 pontos, ficando acima da média do Estado de São Paulo (6,5) e do Brasil (5,9). A pontuação coloca Santa Bárbara entre as melhores cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas) e da microrregião.

Além disso, a cidade é líder dentre as 20 cidades da Região Metropolitana de Campinas no Atlas de Eficiência da Gestão Municipal de Educação, estudo realizado pelo Instituto I3GS, com apoio da UNB (Universidade de Brasília). O Município teve ainda o melhor desempenho do IOEB (Índice de Oportunidades da Educação Brasileira) entre as cidades da microrregião.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE