Edit

Saúde de Santa Bárbara receberá ISO 9001

A rede municipal de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste receberá a certificação ISO 9001 – uma das normas de qualidade mais respeitadas e conhecidas em todo o mundo.

A implantação do padrão ISO 9001 teve início em junho de 2018, submetendo todas as unidades de saúde do município a um rigoroso programa de adequações, organização de procedimentos e prestação de serviços exigidos pela certificação internacional.

Na última semana, o município recebeu a visita da auditoria externa que avalia o cumprimento das normas estabelecidas para a certificação. Após cinco dias de avaliações em todas as unidades de saúde, o Município foi recomendado a receber o selo de qualidade ISO 9001, que atesta o serviço público como referência.

Com isso, a rede municipal de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste será a primeira entre os Municípios da RMC (Região Metropolitana de Campinas) certificada ISO 9001. O Município também é um dos poucos do Brasil a contar com a certificação no Poder Público.

“Essa é uma das maiores conquistas que o município teve nos últimos anos. A certificação ISO 9001 é um grande desafio até mesmo para as empresas de saúde privadas do Brasil quanto mais para a rede pública de um município. Com tudo o que investimos desde o início de 2013, lancei esse desafio em 2018. Parecia algo impossível, mas conseguimos através do trabalho de todos, em cada uma das unidades de saúde da nossa rede municipal. Ter a certificação internacional ISO 9001 significa que a nossa estrutura trabalha em conformidade com todos os procedimentos que permitem aos profissionais de saúde a prestação de serviços de qualidade ao cidadão. É mais um grande avanço, entre tantos, que coloca nossa cidade entre as melhores redes de saúde do Estado de São Paulo. Temos ainda mais a avançar, a saúde é um desafio permanente – novas etapas e objetivos devem continuar sendo atingidos. Mas é inegável que melhoramos vigorosamente o nosso sistema de saúde”, comentou o prefeito Denis Andia.

A certificação ISO 9001 na rede municipal de Saúde só foi possível com a profunda transformação, realizada desde 2013, com 9 novas UBSs e a reforma de todos postos até então existentes; reestruturação dos dois prontos-socorros e a implantação de serviço de urgência e emergência em pediatria; a implantação do Novo Centro de Especialidades; a implantação do Novo Centro de Exames e Diagnósticos, a ampliação dos leitos de UTI; a quase duplicação do número de médicos; a ampliação e renovação da frota de ambulâncias, entre outras ações.

Paralelo a isso, colocou-se em prática uma auditoria interna visando o melhor acolhimento dos pacientes, a redução dos desperdícios, o melhor relacionamento com fornecedores, a eficiência dos serviços e a padronização de todos os processos da rede municipal de Saúde. “Conseguimos padronizar processos e conhecer todo o desempenho interno da rede municipal de Saúde. Implantamos mais de 150 procedimentos padrão e 20 protocolos. Como consequência, a rede tem todas as condições de oferecer um atendimento que gere a satisfação do usuário”, explicou José Rinaldo Cristan Papa, consultor em ISO 9001, responsável pela implantação do selo em empresas como Indústrias Romi, Romi Itália e por treinamentos na Hyundai

“Diante de todos os avanços estruturais que a Administração Municipal do prefeito Denis Andia teve a oportunidade de realizar, o processo de qualificação contínua passou a ser um objetivo diário de todos. Sem dúvida, a certificação ISO 9001 traz um reconhecimento de que esse processo evoluiu bastante e nos motiva a novos desafios de qualidade, buscando, cada vez mais, um padrão de excelência para a saúde do barbarense”, acrescentou a secretária de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste, Lucimeire Rocha.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE