Saúde da Mulher registra mais de 8 mil atendimentos em 2020

As mulheres barbarenses não ficaram sem assistência especializada durante a pandemia em Santa Bárbara d’Oeste. Em 2020, mesmo com o enfrentamento ao Coronavírus (Covid-19), a Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste realizou mais de 8 mil atendimentos no Centro de Referência em Saúde da Mulher. Durante o ano foram aproximadamente 5,4 mil consultas médicas e de enfermagem realizadas no setor.

A unidade realizou ainda mais de 2 mil exames e procedimentos, dentre os quais destacam-se ultrassons de mama e obstétricos, biópsias, coletas de citologia oncótica, cardiotocografia anteparto e procedimento em patologia cervical, entre outros. Trabalhando na parte da promoção à saúde e prevenção de doenças e agravos, o setor foi responsável por 575 ações preventivas, educativas e de encaminhamentos.

A exemplo de outros setores da saúde, por conta da pandemia da Covid-19, a oferta dos serviços foi adaptada e planejada, seguindo todos os protocolos assistenciais para garantir a segurança dos usuários e dos profissionais da Saúde. Foram estabelecidos fluxos para atendimentos e orientações aos usuários sobre os cuidados necessários, além de capacitações dos profissionais de saúde para o enfrentamento dos desafios desse novo contexto.

Com o número de vagas limitadas, as equipes focaram na classificação de risco dos encaminhamentos e exames, priorizando os atendimentos para pacientes com maior risco de desenvolver alguma doença. Entre os benefícios do diagnóstico precoce está a possibilidade de tratamento oportuno e menos agressivo, além de menor risco de óbito em decorrência de doenças como o câncer, por exemplo.

O Centro de Referência em Saúde da Mulher funciona de segunda à sexta das 7 às 16h30, na Rua XV de Novembro, 1.157, no Centro. Para ser atendida a mulher deve passar por consulta com o médico da rede na UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua residência e, se houver necessidade, o profissional irá encaminhá-la ao setor. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3454.1990.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE