Santão da Usina volta ao seu local de origem

Valorizar a história de Santa Bárbara d’Oeste e de seus monumentos. Com esse objetivo, o Santão da Usina Santa Bárbara retornará ao seu local de origem nos próximos dias. O monumento deixa a frente da capela da Usina e volta ao espaço que anteriormente era a estrada que ligava a cidade com a Usina, em área hoje localizada no Residencial Dona Margarida.

A mudança do Santão é pedida há anos por antigos moradores da Usina, que inclusive coletaram assinaturas em abaixo-assinado. Além da antiga solicitação, a Associação dos ex-moradores da Usina foi consultada e aprovou a mudança em reunião do último sábado (10). O mesmo ocorreu com o Codepasbo (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santa Bárbara), que aprovou a ação durante reunião no dia 5 de junho.
“A mudança valoriza a tradição, a cultura e o folclore de Santa Bárbara d’Oeste. Vamos garantir a originalidade e resguardar a história desse monumento. O Codepasbo e a Negadinha da Usina foram devidamente consultados e aprovaram a mudança que segue nos próximos dias. Vamos entregar, na abertura da Festa da Negadinha da Usina o novo espaço que abrigará o Santão”, explicou o secretário de Cultura e Turismo, Evandro Felix Carneiro.
Importada da França pela Família Alves, a imagem do Cristo Redentor foi inaugurada em 1930, em Missa Campal. Com o passar dos anos, a imagem no “Caminho dos Flamboyants” ficou conhecida como “Santão da Usina”. 

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE