Santão da Usina é instalado no Flamboyants

Após passar por manutenção, a Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste instalou na sexta-feira o Santão da Usina Santa Bárbara ao seu local de origem: o Caminho dos Flamboyants. O monumento deixa a frente da capela da Usina e volta ao espaço que anteriormente era a estrada que ligava a cidade com a Usina, em área hoje localizada no Residencial Dona Margarida.

Segundo o prefeito Denis Andia a mudança valoriza a história de Santa Bárbara d’Oeste e de seus monumentos, a tradição, a cultura e o folclore. “Tomamos a decisão de fazer esse resgate histórico devido aos pedidos da população. Consultamos o Codepasbo e também a Associação dos ex-moradores da Usina que aprovaram essa mudança, uma grande homenagem às pessoas que fazem parte da história da nossa cidade”, comentou Denis.  
O prefeito contou sobre as peculiaridades e valor histórico do monumento. “Tem uma porção de fé envolvida nisso tudo. Tinha gente que lavava o Santão quando precisava chover, chegavam tarde a sua casa e só sentiam o aconchego do retorno à Usina quando passava por ele e muitas outras histórias que passamos a conhecer conversando com as pessoas”, disse. “?? um presente que fazemos com todo coração, não só para as famílias que moraram na Usina, mas para todas da nossa cidade e as que vieram de outras para morar aqui. Que Deus continue abençoando todos que buscaram nesse pedacinho de Brasil e do Mundo chamado Santa Bárbara d’Oeste a esperança e o sonho de dias melhores para si e para sua família”, finalizou Denis.
Importada da França pela Família Alves, a imagem do Cristo Redentor foi inaugurada em 1930, em Missa Campal. Com o passar dos anos, a imagem no “Caminho dos Flamboyants” ficou conhecida como “Santão da Usina”.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE