Santander e Caixa estão entre os piores em atendimento

Exame – O conglomerado BMG liderou, no mês de julho, a lista com maior volume de reclamações no Banco Central, entre as instituições que têm pelo menos 2 milhões de clientes. A autarquia realizou mudanças na elaboração do ranking, fornecendo mais detalhes sobre as críticas dos clientes e disponibilizando a possibilidade de cruzamento de alguns dados. Essa lista é obtida a partir das reclamações do público que são registradas no BC e que têm relação com assuntos que são regulados pela instituição.
A segunda posição ficou com o Santander, que recebeu 419 reclamações, ficando com índice de 13,61 – a instituição tem quase 30,8 milhões de clientes no país. Em terceiro lugar, pela nova metodologia, está o Banrisul, com índice de 11,87, um total de 45 queixas e uma carteira de aproximadamente 3,8 milhões de clientes. O HSBC ocupa a quarta colocação, com índice de 9,54, e 98 reclamações consideradas procedentes em um universo de 10,3 milhões de clientes. Na quinta posição está a Caixa, com índice de 6,69 (488 queixas e 72,8 milhões de clientes). Nas colocações seguintes estão Banco do Brasil, Itaú, Bradesco, Votorantim e Mercantil do Brasil.

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