Samu recebe novos uniformes

O serviço de atendimento pré-hospitalar de Americana (setor 192) recebeu nesta terça-feira (12) novos uniformes, que serão utilizados como equipamento de proteção individual (EPI), seguindo o padrão do Ministério da Saúde, conforme preconizado pela norma regulamentadora (NR-6). A substituição foi necessária pelo fato de as vestimentas atuais estarem desgastadas pela ação do tempo e uso constante. Por enquanto foram entregues macacões e botas, mas nos próximos dias deverá chegar uma remessa de camisetas e capas de chuva, completando a compra.

O serviço possui 16 profissionais, entre técnicos, enfermeiros e motoristas. Para realizar os trabalhos a equipe conta com apoio de uma ambulância para simples remoção e uma viatura de suporte básico de vida, sendo esta responsável em atender os casos clínicos, traumáticos, obstétricos e psiquiátricos, solicitados via chamadas pelo telefone 192.
Segundo a enfermeira especialista em urgência e emergência, Adriana Pacheco, que atualmente coordena o setor, os profissionais da saúde compõem uma população potencialmente vulnerável à exposição aos agentes microbiológicos devido, em grande parte, ao contato direto e constante com o paciente, em especial a equipe do atendimento pré-hospitalar. “O risco a este tipo de exposição é inerente à atividade, no caso do atendimento pré-hospitalar ele pode tornar-se aumentado devido à característica da assistência prestada, muitas vezes em situações extremamente complexas, como a cinemática do trauma, os locais de difícil acesso, o estresse no manejo rápido de atendimento, entre outros”, comentou.
Durante o atendimento pré-hospitalar o uso de macacão e bota é imprescindível para garantir visibilidade e segurança da equipe, além de servir como barreira contra possíveis agentes biológicos.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE