Saiba como cuidar do braco alemão

Se você é daquelas pessoas que gosta de cães deve saber que há muitas raças oriundas da Alemanha: rottweiler, pastor-alemão, dobermann, o (gigante) dogue alemão e o schnauzer são alguns deles. 
Cada uma das raças ???made in Germany??? tem características específicas. Mas os animais germânicos costumam ser excelentes cães de caça, ou seja, são bons para proteger as propriedades de possíveis invasores. 
Uma dessas raças que têm cães bons de caça é o braco alemão, também chamado de Kurzhaar. Como no Brasil há inúmeras restrições à caça de outros animais, esse cão não é tão conhecido. 
Origem da raça braco alemãoInúmeras raças de cães não têm um histórico preciso sobre sua origem. O baco alemão é uma delas. Segundo alguns pesquisadores, os cães dessa raça teriam sido originados a partir do cruzamento de bracos italianos com pointers espanhóis.
Outros acreditam que os bracos alemães originam-se do cruzamento de pointers espanhóis com os ancestrais do bloodhound. 
Embora não se saiba com certeza quais os ancestrais desses cães, o fato incontestável é que eles começaram a aparecer na Alemanha por volta do século 17. 
Objetivo era ter um cão bom de caçaAinda segundo relatos de especialistas, o objetivo dos primeiros criadores do braco alemão era ter um cachorro de caça que conseguisse pegar animais de pelo e também os de pena. Ou seja, era intenção deles que os cães conseguissem caçar tanto na terra quanto na água. 
Características físicas do braco alemãoO bronco alemão é um cachorro de porte grande: os machos podem chegar a 64 cm, enquanto as fêmeas não costumam passar de 59 cm. Por serem grandes, os cães dessa raça levam uma vida mais confortável em lugares onde há bastante espaço para se exercitarem.
?? válido mencionar que eles adoram atividades físicas e têm bastante fôlego. Caminhadas e corridas são alguns dos exercícios que eles podem desempenhar com tranquilidade. Quando filhotes, podem ser mais bagunceiros, isso porque eles têm muita energia para queimar.
Passeios sempre na coleiraObserva-se ainda que, por serem caçadores, é de extrema importância que os tutores os mantenham na coleira durante os passeios, pois qualquer situação pode fazê-los avançar sobre uma possível presa. 
Coloração é variadaO pelo desses animais é curto, mas eles têm cores variadas. Preto e branco, marrom ??? puxando para a cor fígado ???  e castanho são algumas das tonalidades mais frequentes. Nota-se ainda que é muito comum que eles apresentem manchas pelo corpo.  
Personalidade dos bracos alemãesOs bracos alemães são extremamente inteligentes. Além disso, são observadores e obedientes. Os caçadores, por exemplo, costumam esperar os comandos dos tutores para avançar sobre a caça.
Bastante afetuosos, eles adoram o convívio (e o carinho) dos tutores. Quem decidir adotar um cão dessa raça vai encontrar um fiel e leal escudeiro. ?? importante lembrar, ainda, que eles são carinhosos com as crianças e, apesar do tamanho, são bastante pacientes e brincalhões com os pequenos. 
Alta adaptabilidade Os cães dessa raça, como dissemos, são excelentes caçadores, por isso, eles podem ser criados para proteger grandes propriedades que costumam ter invasão de outros animais.
Mas os especialistas na raça lembram que os bracos alemães são extremamente adaptáveis, isto é, eles conseguem viver tranquilamente em casas e mesmo em apartamentos, desde que tenham espaço e uma rotina de atividades físicas. 
Problemas de saúdeNota-se ainda que essa raça, segundo o Clube Americano de Raça, não costuma desenvolver muitos problemas de saúde. Apesar disso, há algumas situações corriqueiras, como, por exemplo, o deslocamento do quadril, quadro muito comum entre animais de grande porte. 
Outra situação bastante comum entre os bichos dessa raça é o desenvolvimento das chamadas ???jarretes de vaca???, um problema relacionado à angulação das patas do cão. Por isso, quando for criado dentro de casa, é recomendado que o piso seja mais áspero, para que as patas dos cães fiquem no ângulo correto. 
Cuidados especiaisTodo pet exige inúmeros cuidados, como, por exemplo, a vacinação, a higiene regular, além das brincadeiras que evitam o desenvolvimento de quadros como estresse e mesmo depressão. 
Os bracos alemães exigem poucos cuidados, mas adestramentos e atividades físicas, que ajudam a prevenir a obesidade, são algumas das recomendações importantes para quem está pensando em adotar um cãozinho dessa raça. 

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE