Saúde visita 2 mil residências em ação de vacinação antirrábica

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Sumaré, por meio do Departamento de Saúde Coletiva e Unidade de Vigilância de Zoonoses, realizou na última quarta-feira, dia 12 de novembro, uma ação de bloqueio contra a raiva numa parte da Área Cura, em uma faixa de quadras dos Jardins Aclimação, São Judas Tadeu e Recanto das Árvores que faz divisa com Campinas. O planejamento estratégico foi determinado em conjunto com as secretarias de Saúde da cidade vizinha e do Estado de São Paulo.
Os trabalhos incluíram atividades de informação, educação e mobilização social, além do levantamento da população de cães e gatos, com busca ativa e vacinação casa a casa dos animais.
Foram visitadas aproximadamente 2 mil imóveis, sendo 45 servidores sumareenses envolvidos na força-tarefa. Simultaneamente, Campinas também teve equipe trabalhando.
Neste bloqueio, todos os cães e gatos das casas visitadas receberam a dose da vacina, mesmo aqueles que já foram vacinados recentemente durante a Campanha de Vacinação Antirrábica, deflagrada no município em 11 de outubro.
A medida foi deflagrada devido a confirmação de um caso de raiva em gato da Região da Nova Aparecida, em Campinas, no último dia 4 de novembro, pelo laboratório do Instituto Pasteur, referência para a doença no Estado de São Paulo. O animal doente foi atendido pelo Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal da Prefeitura de Campina em 30 de setembro, e morreu um dia após chegar à unidade.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE