Saúde realiza campanha ‘Agosto Dourado’

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Unidade de Atenção à Saúde abriu na quinta-feira (1º) a Semana Mundial de Aleitamento Materno e a campanha ???Agosto Dourado???, cujo slogan deste ano é ???Empoderar as Famílias Favorece a Amamentação???.  A abertura aconteceu com uma palestra proferida pela odontopediatra, Eliane Rodrigues Pedroso Pastana, na UBS (Unidade Básica de Saúde) Cillos, que também abriga a Clínica de Fonoaudiologia e o Programa Mamãe Nenê. Apesar de aberto ao público, o evento foi destinado às mães e gestantes que frequentam a unidade. Aproximadamente 30 mulheres receberam as orientações por meio da palestra.

A Semana Mundial é considerada como veículo para promoção da amamentação. Ela ocorre em 170 países e, embora seja celebrada oficialmente de 1 a 7 de agosto, em Americana a programação irá se estender até o dia 29 de agosto, com palestras e oficinas de sling ( pedaço de tecido que serve para amoldar o bebê numa posição confortável e anatômica junto ao corpo da mãe) para as mães e gestantes de cinco UBSs, uma vez que também será comemorado o ???Agosto Dourado???, cuja cor é utilizada para simbolizar que o leite materno é um alimento de padrão ouro.

Atualmente a UBS Cillos atende em média mil mulheres mensalmente, incluindo consultas com ginecologista, consultas de pré-natal e consultas de enfermagem, além das orientações durante o acompanhamento da gestação. Já em relação ao Programa Mamãe Nenê, realiza atendimento com equipe multidisciplinar para crianças de zero a três anos.

De acordo com Sandra Possobon, fonoaudióloga responsável pela Clínica, o setor oferece todas as orientações necessárias para as mães que estão com alguma dificuldade em realizar a amamentação, cujos profissionais auxiliam no processo, contribuindo assim para que a criança tenha um desenvolvimento saudável. ???A equipe está aqui [UBS Cillos] para atender a todas as mamães do município, que estão com seus bebês e apresentam alguma dificuldade, têm alguma dúvida, ou queiram simplesmente informações para que possam contribuir com o desenvolvimento saudável do seu bebê???, esclareceu.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o aleitamento materno exclusivo, deve ser até os seis meses de idade, porém continuado até os dois anos ou mais. Com uma equipe formada por profissionais de enfermagem, psicologia, fonoaudiologia, nutrição, odontopediatria e serviço social, o programa Mamãe Nenê promove orientações e consultas ambulatoriais, inclusive para as equipes de creches e pais de crianças que ingressam na escola. O programa atende e acompanha crianças de zero a três anos, avaliando e orientando a mãe e familiares quanto à amamentação, a alimentação, a fala, aspectos cognitivos, entre outras questões imprescindíveis ao desenvolvimento saudável da criança.

No Brasil, a Semana Mundial de Aleitamento Materno é comemorada desde 1999, tendo o Ministério da Saúde como o órgão federal responsável por coordenar as campanhas, adaptar o tema ao país e realizar a divulgação em nível nacional.

 
 
 

 

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE