Saúde prorroga vacinação contra gripe em NO

A Secretaria de Saúde de Nova Odessa anunciou nesta sexta-feira, dia 20, que vai prorrogar a Campanha de Vacinação contra a Gripe com o objetivo de aumentar o índice de cobertura dos pacientes da cidade. Até o momento foram imunizados 7.563 pessoas, o equivalente a 76,2% do total. Secretário de Saúde, Sérgio Molina destacou que a imunização segue sendo feita exclusivamente a pacientes que integram os grupos prioritários.

“Nos balanços de vacinação que fizemos nos últimos dias, percebemos que em alguns grupos ainda temos um percentual abaixo do ideal e, por conta disso, decidimos prorrogar a campanha em Nova Odessa”, afirmou Molina. Ele destacou, no entanto, que continuará sendo seguida a determinação do Ministério da Saúde de imunizar apenas quem integra os chamados grupos prioritários, ou seja, crianças entre 6 meses e 5 anos incompletos, profissionais de saúde, gestantes, puérperas, idosos e doentes crônicos.
“Antes de iniciar a campanha informamos ao GVE (Grupo de Vigilância Epidemiológica), que é responsável pelo envio das vacinas, a população que estimávamos vacinar dentro dos grupos prioritários e eles enviam as doses para atender exclusivamente a estes pacientes”, explicou. “Se eu vacino uma pessoa que não faz parte de nenhum grupo de risco, certamente faltará vacina para o paciente que precisa e que já estava em nosso controle. Por isso que não abrimos exceções e seguiremos imunizando apenas quem é de grupo prioritário”, continuou.
O secretário afirmou que as equipes das UBSs (Unidades Básicas de Saúde já foram orientadas sobre a prorrogação da campanha e atendimento aos pacientes. “Seguimos com a orientação para que as pessoas que querem receber a vacina, mas que não se enquadram nos grupos prioritários, que procurem a rede privada”, disse.
Molina disse que não foi estipulada uma data para encerrar a campanha na cidade. “Temos uma estimativa de pacientes para imunizar e vamos seguir com a vacinação até que eles estejam vacinados”, disse. O secretário aproveitou ainda para convocar os pacientes que estão nos grupos de risco para que compareçam às UBSs para receber a dose da vacina. “Esta é uma campanha muito importante e na região tivemos, infelizmente, casos graves relacionados à gripe, alguns deles evoluindo para óbitos. A vacina é a maneira de se proteger”, afirmou.
BALAN??O ??? A vacina que está sendo aplicada na rede pública de saúde protege contra três subtipos do vírus da doença: H1N1, H3N2 e influenza B.
Até o momento, Nova Odessa vacinou 7.563 pacientes entre crianças entre 6 meses e 5 anos incompletos, profissionais de saúde, gestantes, puérperas e idosos. A estimativa, nestes cinco grupos, é imunizar 9.931 pessoas.
Segundo balanço da Vigilância Epidemiológica, Nova Odessa já vacinou todos os profissionais de saúde. Em relação aos idosos, foram imunizadas 4.478 pessoas, o equivalente a 78,2% do total. Foram vacinados também 2.188 crianças (72,8%), 70 puérperas (77,8%) e 258 gestantes. A imunização é feita nas cinco UBSs de Nova Odessa, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 15h.
“A vacinação dos doentes crônicos e pacientes acamados também está sendo feita normalmente e já imunizamos praticamente todo grupo”, explicou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Paula Mestriner. Ela destacou que a imunização de pacientes acamados deve ser agendada na Vigilância através do telefone (19) 3466-1905.
A cidade conta, até o momento, com 15 notificações da doença, sendo dois casos já negativados e os demais aguardando resultados do instituto Adolfo Lutz.

GRUPOS DE RISCO:* crianças a partir de 6 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias;* gestantes;* puérperas (até 45 dias após o parto);* profissionais da saúde ??? com apresentação de documento que comprove exercício da profissão e em atividade;* pessoas a partir dos 60 anos;* portadores de doenças crônicas, desde que apresentem prescrição médica (receita) ou carta do médico

SERVI??OCampanha Nacional de Vacinação contra a GripeConfira os endereços dos postos de vacinação:UBS 1: Avenida Carlos Botelho, 3 ??? CentroUBS 2: Rua São Paulo, 65 ??? Jardim São JorgeUBS 3: Rua Sigesmundo Anderman, 731 ??? Jardim São ManoelUBS 4: Rua Louis Francescon, 65 ??? Jardim São FranciscoUBS 5: Rua das Imbuias, 65 ??? Jardim Alvorada

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE