Saúde orienta idosos sobre prevenção às DSTs

Profissionais da Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Esportes, realizaram hoje (14/9) uma palestra sobre DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis) para um grupo de 35 idosos, na praça de esportes do bairro Nova Americana. Durante o evento foram abordadas as principais formas de prevenção ao HIV, Sífilis, Hepatite C e D, além de outras doenças sexualmente transmissíveis.

O trabalho, voltado para a prevenção das DSTs entre os mais de 60 anos, teve início na terça (12/9) e deverá se estender até início de outubro. Além do Nova Americana, os grupos da terceira idade dos bairros Antônio Zanaga e Jardim Ipiranga também já receberam os profissionais durante esta semana. As atividades são realizadas geralmente nas praças de esporte, salões paroquiais e unidades de saúde dos bairros.
Essas ações foram idealizadas pela enfermeira coordenadora do SAE, Marinilze Giubbina, que destaca a importância da prevenção em todas as faixas etárias. “Não podemos apenas focar a prevenção na camada mais jovem da população, entre os idosos muita gente possui vida sexual ativa e está sujeita a contrair uma DST se não estiver protegida” disse.
Ela ainda ressalta a importância de se fazer o teste rápido para Hepatite C, já que entre os idosos existe maior facilidade na detecção da doença. “Ainda quando jovens algumas pessoas tiveram contato com o vírus da Hepatite C, por razões diversas, mas a doença permaneceu latente, por isso a importância em se buscar o diagnóstico e começar o tratamento, explicou.
Na próxima segunda-feira (18), o grupo da terceira idade do bairro São Vito é quem receberá as ações de prevenção da equipe, composta por profissionais da Atenção Básica e do Serviço de Assistência Especializada em Infectologia (SAE), além de técnicos da Secretaria de Esportes. Embora voltadas para os grupos cadastrados da terceira idade, as atividades de conscientização são destinadas a todos os idosos, não sendo cobrada nenhuma taxa de adesão ao evento.
Abaixo, o cronograma das atividades:

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE