Saúde faz atualização e recebe S10

A Secretaria de Saúde de Nova Odessa iniciou um plano de investimento para atualização profissional dos seus servidores. Diversos servidores das Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica além do setor de Zoonoses passaram por dois eventos com este objetivo. O secretário da pasta, Vanderlei Cocato, destacou a importância da educação continuada. “Os profissionais da área da Saúde trabalham em um ambiente muito dinâmico, a participação em treinamentos e palestras sempre oferece uma nova visão e contribui com novos conhecimentos, além de também configurar uma ferramenta motivacional”, explicou.
O agente de endemias Pedro Paiva e a agente de zoonoses Simone Souza estiveram na cidade de Salto em um evento sobre guarda responsável de cães e gatos.  As palestras foram ministradas por funcionários do Centro de Manejo de Fauna Doméstica, da secretaria de Estado do Meio Ambiente. Com a presença do então secretário estadual, Maurício Brusadin, que conduziu a abertura dos trabalhos. “Nós pudemos percebemos que estamos à frente de diversos municípios nesta questão, mas também observamos que há muito a ser feito. Saímos de lá com muitas novidades e expectativas”, disse Pedro. Para Simone, a palestra contribuiu com novos aprendizados. “Passamos a ter um olhar muito mais abrangente inclusive sobre prevenções a mordidas e doenças. Voltamos muito animados”.
Pela Vigilância Sanitária, a enfermeira Renata Lacerda e os fiscais Andreia Casemiro e Alcione Rodrigues estiveram no I Workshop em Higiene Hospitalar, promovido pela Unicamp no Hospital Estadual de Sumaré. Acompanhados pela enfermeira Paula Mestriner, responsável pela Vigilância Epidemiológica e pelo CCIH Centro de Controle de Infecção Hospitalar) do Hospital e Maternidade Dr. Acílio Carreon Garcia, a equipe pôde verificar as técnicas de limpeza e desinfecção adequadas, higiene das mãos, procedimentos adequados para o setor de isolamento e higiene ocupacional, além de novidades no setor e também questões de liderança.
“Nós voltamos com uma visão bastante ampliada sobre o assunto. O workshop nos possibilitou prestar mais atenção às técnicas e também à importância dos equipamentos de proteção. Estou empolgadíssima”, finalizou Renata.
NOVO CARRO- A Secretaria acaba de ganhar um novo veículo para o transporte de gases medicinais: uma picape S10 pertencente à frota municipal e que foi adaptada para o serviço. O veículo já está em operação, garantindo mais segurança e conforto aos profissionais que atuam no serviço e muito mais agilidade aos 45 pacientes atendidos no município com cilindros de oxigênio.
“Normalmente, a chamada oxigenoterapia é usada por pessoas com doenças pulmonares crônicas, como enfisema pulmonar, bronquite crônica e asma grave. A rapidez no atendimento pode significar a diferença entre a vida e a morte destes pacientes”, afirmou o secretário de Saúde, Vanderlei Cocato.
Para atender a demanda dos pacientes, o veículo realiza oito visitas diárias. Conforme explicou o responsável técnico de equipamentos e gás medicinal da secretaria, Jeferson Bernardo dos Santos, a locomoção de cilindros de gases obedece normas do transporte de cargas perigosas. “Mais do que a necessidade de um transporte adequado, a locomoção da carca de oxigênio também exige cuidados essenciais no manuseio e instalação. Nestes casos, ser rápido e eficiente é fundamental”, disse ele.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE