Saúde de SM realiza vacinação antirrábica casa a casa

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Sumaré, por meio do Departamento de Saúde Coletiva e Unidade de Vigilância de Zoonoses, realiza nesta quarta-feira, dia 12 de novembro, uma ação de bloqueio contra a raiva numa parte da Área Cura, em uma faixa de quadras dos jardins Aclimação, São Judas Tadeu e Recanto das Árvores que faz divisa com Campinas. O planejamento estratégico foi determinado em conjunto com as secretarias de Saúde da cidade vizinha e do Estado de São Paulo. Os trabalhos incluem atividades de informação, educação e mobilização social, além do levantamento da população de cães e gatos, com busca ativa e vacinação casa a casa dos animais.
A medida será deflagrada devido a confirmação de um caso de raiva em gato da Região da Nova Aparecida, em Campinas, no último dia 4 de novembro, pelo laboratório do Instituto Pasteur, referência para a doença no Estado de São Paulo. O animal doente foi atendido pelo Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal da Prefeitura de Campina em 30 de setembro, e morreu um dia após chegar à unidade.
A raiva é uma infecção aguda do sistema nervoso central causada pelo vírusdo gênero Lyssavirus (família Rhabdoviridae), podendo atingir todas asespécies de mamíferos, incluindo o homem. Sua transmissão acontece, geralmente através da mordida e inoculação do vírus presente na saliva dentro da pele. A vacina é bastante efetiva em impedir o avanço da doença, quando administrada em tempo hábil e conforme recomendação.

CAMPANHA DE VACINA????O ANTIRRÁBICA 2014
22 de Novembro  Jardins  Manchester e Santa Julia29 de Novembro  Região de Nova Veneza6 de Dezembro  Região do Picerno3 de Dezembro Região Central

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE