Edit

Saúde cobra ações no combate ao Aedes


A secretaria de Saúde de Americana montou uma estratégia de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti no município para os próximos seis meses. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (17) em coletiva de imprensa no gabinete do prefeito Omar Najar. A mobilização envolverá, ainda, as secretarias de Obras e Serviços Urbanos, Meio Ambiente e Educação, além do Departamento de Água e Esgoto e Defesa Civil.
Na próxima semana, 80 agentes da dengue iniciarão as operações de controle e combate do mosquito transmissor dos vírus da dengue, zika e chikungunya.  As ações vão se estender até o final do ano e visam orientar a população e combater os focos do mosquito em quatro etapas, abrangendo todas as regiões da cidade. 
O trabalho será iniciado na próxima semana na região do pós-Anhanguera, onde estão localizados os bairros Praia Azul, Praia dos Namorados, Jardim Brasil, Vale das Nogueiras e Antônio Zanaga. A empresa Sime Prag do Brasil, vencedora do pregão presencial realizado em janeiro, contratou 57 agentes para trabalhar na operação, que terá também a participação de 23 agentes da  própria Secretaria de Saúde.
Americana tem registrados 78 casos suspeitos de dengue, sendo sete confirmados e sete negativos. Há, ainda, um caso autóctone de zika contraído por uma gestante, cujo exame da primeira sorologia deu positivo. Agora, a Secretaria de Saúde aguarda o resultado de uma segunda sorologia da paciente para a confirmação definitiva da doença.
A estratégia de trabalho ainda consiste em ações educativas nas escolas e indústrias, além da distribuição de panfletos. No próximo sábado, haverá uma ação de limpeza no entorno da Gruta Dainese, com a retirada de todo tipo de sujeira, além de conscientização dos moradores pelos agentes da dengue.
 No último dia 10 de fevereiro, o prefeito Omar Najar  mandou um ofício ao Exército, em Campinas,  solicitando o apoio da unidade militar e o envio de soldados para auxiliar nas ações de controle e combate do mosquito.
 

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE