Edit

Saúde alerta sobre uso de fogos de artifício

A Secretaria de Saúde de Nova Odessa alerta sobre os riscos de acidentes e queimaduras por conta do uso de fogos de artifício. Por conta das festas juninas e julinas, somado às comemorações da Copa do Mundo de Futebol, é preciso estar atento e tomar precauções para que as festas não terminem em tragédias.

De acordo com o chefe de enfermagem do Hospital Municipal de Nova Odessa, André Roberto de Barros, nesta época do ano, por conta das comemorações, há um aumento nos incidentes com fogos de artifício, que podem provocar queimaduras, cortes, lesões de córnea, perda da visão, lesões auditivas e, até mesmo, mortes.

Em caso de queimaduras, a orientação é nunca se passar nenhum produto. ???As queimaduras podem variar de intensidade. Existem as de 1º grau, que são as mais leves. As de 2º grau, que formam bolhas e promovem dor intensa. Já as de 3º grau, atingem músculos e ossos, podendo muitas vezes amputar as partes afetadas???, disse Barros. Ele lembrou que os ferimentos devem ser lavados apenas com água e, dependendo da gravidade da queimadura, procurar o Pronto-Socorro.
Segundo dados do Ministério da Saúde, entre os anos de 1996 a 2009, foram registradas, em todo o País, 122 vítimas fatais de acidentes por queima de fogos. Deste total, a região Sudeste teve 41 óbitos, perfazendo 34% dos casos registrados em todo o país no SIM (Sistema de Informações sobre Mortalidade). Ainda segundo o órgão nacional, de 2008 a abril de 2011, 1.382 pessoas no País foram internadas para tratamento de queimaduras por acidentes com fogos de artifício.
Confira mais algumas recomendações da Secretaria de Saúde ao se manusear fogos de artifícios:
??? Seguir sempre as instruções do fabricantes;??? Não estar alcoolizado ao manusear os fogos de artifício;??? Jamais entregar um fogo de artifício a um menor de 18 anos??? Jamais carregar bombinhas nos bolsos e nunca acendê-las próximo ao rosto

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE