Só 28 doam em Santa Bárbara

Vinte e oito pessoas participaram na última terça-feira (3) da Campanha de Doação de Sangue no Lions Clube Centro. A iniciativa é da Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Secretaria de Saúde, Hemocentro da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e dos Lions Clube Centro e Pérola. Dos 33 candidatos que se apresentação para a coleta, cinco foram considerados inaptos para doar e cinco doaram pela primeira vez.

A coordenadora de Gestão Estratégica da Saúde, Lucimeire Rocha, alerta para importância das doações nessa época do ano. ???Com a mudança climática ocasionada pela chegada do inverno, temos uma queda das doações, o que pode levar a uma diminuição considerável nos estoques dos Bancos de Sangue???, explicou.
Para ser doador de sangue, basta ser saudável, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis ou transmitidas pelo sangue, não fumar duas horas antes ou após a doação e não estar em jejum, além de evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.
Não podem doar pessoas que tiveram diagnóstico de hepatite após os dez anos de idade, mulheres grávidas ou amamentando, pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como AIDS, hepatite, sífilis e doença de chagas, usuários de drogas e pessoas que tiveram relacionamento.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE