RMC tem 2o mês de queda na oferta de empregos

A Região Metropolitana de Campinas (RMC) fechou o mês de outubro com saldo positivo de 1.371 novos postos de trabalho, segundo análise do Observatório PUC-Campinas. O número, porém, é menor se comparado a setembro, que registrou saldo de 1.624 colocações. Este é o segundo mês consecutivo de queda na oferta de empregos.  (VEJA O ESTUDO COMPLETO AQUI!)

Para a economista Eliane Navarro Rosandiski, responsável pela análise dos dados do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), o momento é consequência das incertezas ainda presentes no país. ???A redução de emprego está, certamente, relacionada às expectativas quanto aos rumos da política econômica???, finalizou.
O Município de Campinas, que apresentou no último levantamento um resultado inesperado ??? com saldo de apenas 29 novas ocupações ???, recuperou o dinamismo na geração de empregos na RMC ao encerrar o mês de outubro com 594 postos. Outros destaques no período foram as cidades de Santa Bárbara D???Oeste, Paulínia e Americana. 
As oportunidades se concentraram nas atividades de serviços e comércio, que possibilitaram a inserção de 1.738 pessoas no mercado de trabalho. Por outro lado, o segmento da Construção Civil e a Indústria de Transformação ??? que freou o crescimento observado no mês de setembro ??? foram responsáveis por reduzir o saldo de empregos na região em razão do desligamento de trabalhadores.
O salário médio dos admitidos na RMC foi de R$ 1.745,59. Contudo, os profissionais com nível de ensino médio, que ocuparam grande parte dos cargos oferecidos no período, recebem uma remuneração 14% menor.
Observatório PUC-Campinas
O Observatório PUC-Campinas é responsável pelo monitoramento de dados socioeconômicos da Região Metropolitana de Campinas (RMC) e está, atualmente, amparado em quatro eixos temáticos: Atividade Econômica/Comércio Internacional; Emprego/Renda; Sustentabilidade/ Desafios do Milénio; e Indicadores Sociais. Os estudos se estruturam na seleção de indicadores e análise sistêmica de dados que podem ser usados em diversos setores da sociedade.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE