RMC faz diagnóstico de TI em Saúde

A RMC cumpriu mais uma importante etapa do projeto Saúde em Ação, financiado com recursos financeiros do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). O grupo responsável pela área de Tecnologia da Informação se reuniu na quinta-feira na sede da Agemcamp com a equipe técnica da Secretaria de Estado da Saúde para apresentação do diagnóstico referente aos dados e informações da situação de cada um dos 20 municípios da RMC no que diz respeito a Sistemas, Infraestrutura, Suporte e Gestão.

O diagnóstico foi elaborado por meio de formulário e visitas técnicas feitas às UBS (Unidades Básicas de Saúde) e Centros de Saúde dos municípios, que utilizam o CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde), por meio dos quais foi gerada a base de dados. O coordenador do projeto ??? Dr. Ricardo Tardelli, explica que a partir deste questionário é possível fazer uma análise qualitativa e quantitativa e definir as ações técnicas antes de iniciar a fase de implantação do projeto, que tem por objetivo a integração das informações dos pacientes, como identificação, consultas e exames já realizados.
Segundo a Diretora Executiva da Agemcamp ??? Ester Viana ??? o diagnóstico é fundamental para que se possa dar início ao processo de integração das informações, o que será um ganho real na gestão da Saúde da Região. Ester ressalta que este é um projeto piloto que deve ser estendido posteriormente a todo o Estado de São Paulo e que surgiu através do Plano Metropolitano de Saúde, elaborado pela Agemcamp em conjunto com a Unicamp. “A RMC foi a única região metropolitana do Estado a receber o financiamento do BID. Esta foi uma importante conquista que conseguimos por ter elaborado o Plano Metropolitano de Saúde”.
Além da apresentação do diagnóstico feita pelo grupo de trabalho do projeto de T.I. em Saúde, o coordenador do projeto ??? Dr. Ricardo Tardelli, juntamente com a Diretora Regional de Saúde (DRS-7) ??? Marcia Bevilacqua – também recebeu na sede na Agemcamp representantes dos municípios para orientar sobre o andamento das obras de construção e reforma das Unidades de Saúde dos municípios. Estiveram presentes o Presidente do Conselho de Desenvolvimento Metropolitano e Prefeito de Itatiba ??? João Fattori – e também o Presidente do Fundocamp e Prefeito de Morungaba ??? Beto Zem.
Obras
Outro importante aspecto do projeto, a construção das primeiras 26 Unidades Básicas de Saúde na RMC (primeira fase), deve começar já no início do segundo semestres deste ano. Em abril o Governador Geraldo Alckmin esteve em Campinas para divulgar o início do processo licitatório para contratação das empresas responsáveis pelas obras. 

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE