Rezende quer decoração de Natal com recicláveis

Para fomentar o turismo, o comércio local e promover a conscientização ambiental, o vereador Welington Rezende (PRP) pretende implantar em Americana a decoração de Natal com materiais recicláveis envolvendo escolas públicas, igrejas, comércios e a comunidade em geral.

O vereador esteve na última sexta-feira em Santa Fé do Sul, com recursos próprios, para conhecer o projeto Sonho de Natal, realizado há mais de 15 anos naquela cidade, que chega a injetar mais de R$ 1,5 milhão na economia local. Por conta da decoração de 22 quilômetros, Santa Fé, que tem 30,7 mil habitantes, atrai cerca de 100 mil turistas no fim do ano.
Como o projeto em Santa Fé leva um ano para ser finalizado, passando pelas etapas de criação, logística e instalação da decoração na principal avenida, Rezende quer realizar um projeto piloto iniciando a decoração nos bairros Parque das Nações e Morada do Sol, envolvendo as escolas públicas da região, os comerciantes, as igrejas e a comunidade na confecção dos recicláveis para iluminação de Natal. Um grupo de moradores da cidade se dispôs a auxiliar gratuitamente na implantação do projeto.
A proposta foi apresentada à Secretaria de Meio Ambiente, que apoiará o projeto. Um levantamento será realizado nos bairros para coleta de dados sobre o volume de lixo doméstico descartado e coleta seletiva.
“Além de injetar recursos na cidade, esse projeto piloto é uma ideia de iniciarmos uma cultura ecologicamente correta na comunidade com moradores separando materiais recicláveis, como garrafas pet e repassando ao projeto para iluminação de Natal. São materiais que podem também serem retirados dos lixões de Americana, de terrenos baldios e dos rios. A partir dessa experiência, podemos levar no ano que vem a decoração para os principais pontos da cidade, já que demanda um ano de preparação e investimento maior”, disse o parlamentar.
Para o projeto, a Secretaria de Turismo de Santa Fé dispõe de 26 servidores que se dedicam exclusivamente ao Sonho de Natal, que recebe investimento superior a R$ 650 mil, com apoio da iniciativa privada e do poder público.
Rezende foi recebido na Prefeitura de Santa Fé pelo secretário de Turismo, Ruy Reis, pela chefe de Gabinete, Josiane Zuri, e pela coordenadora do projeto Sonho de Natal, Josi Buosi.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE