Edit

‘Respire Saúde’ já recebe inscrições

A Prefeitura de Nova Odessa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, já está recebendo inscrições dos interessados em participar, neste primeiro semestre, do Programa “Respire Saúde”, iniciativa gratuita e multidisciplinar que ajuda os moradores da cidade que desejam parar de fumar. O início dos trabalhos com o novo grupo do 1º semestre de 2022 será no dia 15 de fevereiro.

Os candidatos devem deixar o nome e telefone para contato na recepção de uma das sete UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da Rede Municipal, que a coordenação do programa entrará em contato. Por causa das limitações impostas pela pandemia, as inscrições são limitadas.

O Programa tem duração de 4 meses com reuniões semanais e atende a dois grupos por ano com os diversos especialistas da Rede. A coordenação vai aguardar o número de inscritos para definir locais e horários de reunião deste novo grupo.

O Respire Saúde, que já atendeu a centenas de novaodessenses ao longo de mais de dez anos, prevê ações como palestra sobre os males do tabaco, consultas médicas para avaliação do uso e reações aos medicamentos, consultas com a equipe de Enfermagem e palestras a respeito de temas como o câncer bucal, com dentista da Rede, sobre a abstinência, com psicólogos, e alimentação saudável, com nutricionistas do Município.

“Parar de fumar é uma decisão fundamental para a saúde, mas abandonar a dependência pode ser bem difícil. Muitas pessoas acham que conseguem parar sozinhas e só quando entram no grupo percebem que precisam de apoio. Por isso temos o ‘Respire Saúde’, programa de apoio a quem decide se livrar do cigarro. Muita gente já parou de fumar em Nova Odessa por causa desse apoio, porque o nosso trabalho conta com diversas especialidades, fundamentais para ajudar quem está determinado a se livrar do vício”, explicou a dentista e coordenadora do programa, Adriana Denadai Sgarzi Batista.

As palestras são ministradas por uma equipe multiprofissional, com psicólogos, nutricionistas, médicos, dentistas, entre outros. “Esse é um excelente programa, um grupo de apoio muito importante para quem quer vencer o vício no tabaco. O Respire Saúde registra uma média de 65% de resultados positivos e é o programa ideal para quem está decidido a parar de fumar”, comentou a dentista da Rede Municipal Patrícia Costa Andrade Faciulli – também uma das coordenadoras do programa.

O tabagismo traz uma série de complicações. Fumar é prejudicial à saúde e causa doenças que em muitos casos levam até a morte, como são os casos de câncer de pulmão, infarto e AVC, e pode provocar infertilidade. Nas mulheres, o vício é capaz de desencadear o câncer de mama, aumento de cólicas pré-menstruais, menopausa precoce e osteoporose.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE