Região Turística Bem Viver lança Plano Diretor Regional de Turismo

A Região Turística Bem Viver, de maneira on-line, lança nesta quarta-feira, 25, o Plano Diretor Regional de Turismo. A região constitui-se em uma governança composta por sete cidades, entre elas Americana, Campinas, Elias Fausto, Hortolândia, Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste, Sumaré,  que conta com uma população de 2.184.752 pessoas, segundo o IBGE.

O Plano Regional surgiu da necessidade dos municípios envolvidos no Mapa do Turismo Brasileiro de diagnosticar sua vocação turística e levantar seus produtos e potenciais, elaborar diretrizes e planos de ação para promover o desenvolvimento no turismo de tecnologia, negócios além do turismo cultural, ecológico, ferrovias e rural.

Por meio das secretarias de Turismo e de Cultura locais, em parceria com o SENAC Americana, os trabalhos tiveram a duração de dois anos, envolvendo técnicos de cada cidade e com planejamento de ações de curto, médio e longo prazo para alavancar o turismo regional.

Rotas turísticas foram criadas voltadas ao turismo rural, turismo de pesca, turismo cultural, ecológico e trilhas, turismo tecnológico e de negócios. De toda forma, os atrativos indicados nas rotas poderão sofrer atualizações no decorrer da execução do plano.

“Este plano dará subsídio e ferramentas aos municípios para o planejamento de execução das ações, captação de recursos em órgãos estaduais, federais, empresas e outras iniciativas privadas, possibilitando investimentos financeiros na região, principalmente nesta fase difícil que estamos passando e que ainda enfrentaremos pós-Covid 19. Turismo é e será uma fonte de renda, possibilidade de trabalho qualificado, no qual os municípios devem investir, pois é a certeza de empregabilidade de recursos humanos de seus munícipes e até mesmo de pessoas entre a região turística”, afirmou a diretora de Turismo de Americana, Roseli dos Santos.

“Com certeza foi mais um trabalho árduo, desenvolvido por funcionários públicos técnicos, comprometidos com o desenvolvimento de suas cidades e de sua região turística, fazendo–se valer possibilidades de desenvolvimento e aplicação das políticas públicas em turismo”, concluiu.

Foto Santa Angela Construtora

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE