Ranking dos maiores jornais instagram

O Berkeley Institute, organização sem fins lucrativos que deseja compartilhar o estilo de gestão do Vale do Silício no Brasil, acaba de concluir um levantamento com os jornais brasileiros impressos de maior performance no Instagram em 2021.

Em primeiro lugar, disparado na frente dos outros diários nacionais, surge o periódico O Povo, de Fortaleza, que, a partir de uma circulação de 11 mil exemplares, alavancou 1,3 milhão de seguidores em sua conta no Instagram, perfazendo uma nota de 154 no ranking. Ou seja, multiplicou por 154 o seu número original de distribuição.

Em segundo lugar, com uma nota de 7,6 no levantamento, está o jornal Correio Braziliense, do Distrito Federal. A partir de uma circulação de 49 mil exemplares, o periódico arregimentou 371 mil seguidores no Instagram. Na terceira posição, vem a Folha de S. Paulo, com um índice de 7,3. A partir da distribuição original de 328 mil unidades, alcançou 2,4 milhões de perfis que seguem a sua conta na rede social. O ranking completo pode ser visto abaixo.

O levantamento foi feito a partir dos dados do Instituto Verificador de Circulação (IVC) e também por meio da consulta às contas públicas dos jornais no Instagram. Tomou-se como base o ranking dos 10 jornais impressos com maior circulação verificada do País. Desses, o Super Notícia de Minas Gerais foi único que não foi possível identificar um perfil na rede social.

“O caso do diário O Povo de Fortaleza é um grande exemplo de como os jornais podem usar o Instagram como plataformas para aumentarem bastante sua audiência”, explica Luiz Chinan, fundador da iniciativa Berkeley Institute no Brasil. “Revela, ainda, como a rede social é uma grande oportunidade para todos os jornalistas do País”, complementa.

Foi essa a razão do Clube de Imprensa e do Berkeley Institute se unirem para lançar o projeto “Jornalista Plano B”. O objetivo é oferecer um conjunto de recursos para que repórteres e editores possam encontrar oportunidades de carreira e renda com seus próprios conteúdos no ambiente digital. Uma necessidade que se tornou mais premente em razão da Pandemia de Covid-19.

A primeira ação do projeto foi o lançamento do e-book do gratuito “Jornalista Plano B”, que ainda pode ser obtido aqui. Agora, a iniciativa vai promover a “Semana Jornalista Plano B”, com o lançamento de três aulas digitais gratuitas sobre jornalismo de qualidade no Instagram. O objetivo é fornecer exemplos para inspirar repórteres, editores e produtores na construção de alternativas profissionais no ambiente das redes sociais.

Os profissionais interessados na “Semana Jornalista Plano B” podem se inscrever gratuitamente por meio do link https://bit.ly/3uDJ84Y e garantir uma vaga para as três aulas do programa.

Ranking geral

 

JORNAL CIRCULAÇÃO SEGUIDORES ÍNDICE
O POVO 11.071 1,3m 154
CORREIO BRAZILIENSE 49.155 371k 7,6
FOLHA DE S. PAULO 327.959 2,4m 7,3
ESTADO DE S. PAULO 242.392 1,7m 7
O GLOBO 320.972 2,1m 6,5
A TARDE 24.153 145k 6
ZERO HORA 158.091 730k 4,6
ESTADO DE MINAS 48.284 163k 3,4
VALOR 93.021 44,7k 0,5
SUPER NOTÍCIA 192.343 0k 0

 

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE