Quer comprar um barco? 5 dicas antes de fechar o negócio

Estar em contato com a natureza, conhecer paisagens inacessíveis por terra, curtir momentos com a família e amigos em lugares paradisíacos. Essas são apenas algumas das razões que podem levar a compra de um barco. Para garantir que o negócio seja proveitoso é necessário levar em consideração alguns itens básicos. Confira a seguir 5 dicas de especialistas das renomadas marcas nacionais de embarcações de passeio e de esportes aquáticos Armatti Yachts e Fishing Raptor.

Tamanho do investimento e o objetivo do barco

A compra de uma embarcação é a realização de um desejo pessoal para agregar qualidade de vida para o comprador e/ou sua família.  Para que se possa ser feliz no uso da embarcação, além do valor que se pretende investir, é importante ter definidas algumas outras questões no momento da escolha. Itens como o tamanho do barco, características de região da navegação, quantidade de tripulantes, tipo de acomodações e funcionalidades do barco devem estar de acordo com o que realmente irá precisar e usar.

Um exemplo é avaliar se o objetivo principal é passeios com a família para pernoite e maior tempo a bordo ou se passeios diários para confraternizar com amigos. Se o barco irá navegar em longos trajetos ou se ficará a maior parte do tempo fundeado aproveitando o local de destino. O tamanho da família e as características dos tripulantes para saber como usarão e o tamanho do barco são determinantes.

???Independente do tamanho da embarcação, a diversão e o descanso com conforto e privacidade são os principais itens que se espera ao se comprar um barco. Mas para encontrar o modelo que se adeque perfeitamente ao perfil do comprador, é importante sair do padrão de escolha comum e observar o comportamento que se espera das pessoas a bordo da sua embarcação. Por exemplo, quartos fechados dão mais privacidade, porém menos interação. Se o objetivo é integrar a família em pequenos passeios opte por embarcações com grandes áreas integradas. Se a velocidade e a adrenalina são o objetivo, barcos com motor de popa tem excelente desempenho  e performance. Barcos com motor de centro, além do desempenho e esportes aquáticos, oferecem uma ampla plataforma para uso com o barco parado???, comenta a diretora da Armatti Yachts e Fishing Raptor Cleide Lana.

Navegar pela costa, em alto mar ou em vias interiores

Saber qual será a principal região da navegação faz a diferença na hora de comprar um barco ??? se pela costa ou em lagos, represas e rios ou em longas distâncias. Esses dados influenciarão no tipo de casco, motorização e propulsão presentes na embarcação.

Para pesca oceânica em mar aberto a longas distância é fundamental uma embarcação com desenho de casco e motores projetados para essa finalidade. ?? o caso dos modelos da Fishing Raptor que tem os cascos insubmergíveis com possibilidade de utilizar até 3 motores de popa. Características que não se encontram em barcos de cruzeiros diurnos.

Caso a navegação ocorra em regiões de água doce e em maior altitude é preciso maior potência de motor e diferentes tipo de hélice.

???Para barcos de cruzeiro diurnos até 40 pés, navegação de curta distância, por exemplo, não requerem motores a diesel. Mesmo que o cliente passe longos períodos embarcado é possível a instalação de motores a gasolina. Há um maior consumo de combustível, mas a diferença do preço da motorização acaba sendo muito impactante e mais vantajosa. Se o cliente navega em represas o valor que pagará pela diferença dos motores nunca será compensado no uso???, explica.

Buscar por fabricante confiável

O tipo de fabricação além da qualidade estrutural do produto, da montagem e do acabamento devem ser verificados pelo comprador. E principalmente se os equipamentos e materiais utilizados na embarcação são de uso náutico.  Pesquisar a situação financeira do estaleiro, se há atraso nas entregas das embarcações vendidas e a satisfação dos atuais consumidores são considerações importantes para na hora da escolha da marca.

?? importante se certificar também quem será o responsável pelo  pós vendas e assistência técnica no ato da compra. Se não for direto com o fabricante o ideal é procurar por um representante autorizado da marca somente assim será possível poderá manter as garantias oferecidas.

???Assim como em um carro, os barcos também precisam de revisões periódicas e assistência de pós vendas. Por isso, é muito importante que a compra e o pós vendas seja feito por um representante autorizado da marca para manter a garantia dos equipamentos e qualidade dos serviços prestados ???, diz.

Testar o barco antes da compra

Fazer um test drive pode ser uma excelente opção para quem já está acostumado com a navegação. Inclusive há muitas empresas que oferecem esta oportunidade durante o período da negociação. Mas, se for o caso de uma pessoa que nunca navegou ou entende pouco do assunto, o indicado é buscar opiniões de especialistas que podem avaliar o estilo da navegação e fazer comparativos entre modelos entre outros itens. Pesquisar informações em canais como websites, fóruns e revistas especializados que realizam testes e destacam prós e contras de cada modelo é mais uma alternativa.

Design e arquitetura

Outro item que vale a pena observar é o design da embarcação tanto na parte externa quanto interna, além do projeto arquitetônico.

???A primeira impressão de um barco é o seu design. Determinadas linhas e estilos adotados pelos estaleiros fazem com que as embarcações sejam reconhecidas à distância. Nesse caso, o ideal é optar por um modelo que seja atemporal, ou seja, que não saia de moda e que mantenha seu estilo ao longo dos anos. Na parte interna também é importante observar a qualidade e o tipo da decoração, principalmente, a escolha de cores, tecidos e móveis. Tudo isso influencia no ambiente, na durabilidade e também no perfil do comprador???, avalia.

Mais uma dica importante é sobre a disposição dos espaços e os seus aproveitamentos o que auxilia na circulação, na versatilidade de uso, no conforto, na ausência de ruídos das cabines (se houver) e no armazenamento de itens, além de gerar sensação de amplitude.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE