Quem pode viajar grátis pelo ID Jovem

Você sabia que existe um programa do Governo que dá direito a jovens de viajar com passagens pela metade do preço ou até mesmo de graça? Pois é, esse é o ID Jovem, criado em 2013 para permitir que pessoas consigam, por meio de viagens interestaduais, conhecer mais o Brasil.  ?? possível apresentar o documento para garantir passagens de ônibus Guanabara. Como dito anteriormente, o desconto pode variar entre 50% e 100% em cima do valor final da passagem. Tudo vai depender da disponibilidade.  Mas, neste ponto do artigo você está querendo saber mais detalhadamente o que é o ID Jovem, correto? Calma, nós explicaremos.  Essa identidade nada mais é que um documento emitido que garante benefícios a jovens de 15 a 29 anos. Apesar de descontos em passagens de ônibus ser o maior atrativo, é possível obter meia-entrada em eventos culturais e esportivos.  Ele é regulamentado pela Lei nº 12.852/2013, que engloba todo o Estatuto da Juventude.  Neste artigo, abordaremos quem pode viajar gratuitamente pelo ID Jovem e o passo a passo para obtê-lo. Saiba mais! 
Quem tem direito ao benefício? O ID Jovem é um programa que atende, especificamente, jovens de 15 a 29 anos. No entanto, nem todos podem usufruir dele.  Para que o documento seja aprovado, é necessário que o jovem ateste quais são as suas atuais condições financeiras. Com isso, caso ele seja dependente, precisa levar documentos que comprovem dependência financeira dos seus pais.  Logo após uma extensa análise, que pode durar até 30 dias, o jovem saberá se pode ou não usufruir da identidade. 
Qual o passo a passo para obter o ID Jovem? Agora que você já entende mais quem pode ter acesso ao benefício, que tal saber o passo a passo para ter o ID Jovem? Confira logo abaixo: 
1- Serviço do CRAS o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) é o local responsável pela emissão de Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Carteira do Idoso, entre outros benefícios e programas sociais. Ao se dirigir até o local, é necessário levar os seguintes documentos:  RG; CPF; comprovante de residência, carteira de identidade da mãe.  Por lá, é feita uma análise prévia e uma emissão do NIS (Número de Identificação Social). Leva, em média, um mês para que toda essa análise seja realizada. Caso seja aprovado, o NIS estará registrado no Cad??nico (Cadastro ??nico do Governo).   2- Geração da identidade Logo após, você consegue acessar o seu ID Jovem pelo próprio site oficial da identidade. Para tanto, basta acessar o site e clicar no botão ???Emitir ID Jovem???. Depois, os seguintes dados serão requisitados: nome completo, número do NIS, nome completo da mãe e data de nascimento.  Com tudo certinho, um documento laranja será gerado. Nele, estará o número do seu NIS e um QR Code, que poderá ser lido em todos os guichês do país, validando o desconto da sua passagem.  3- Atualização permanentemente dos dados Caso seu ID Jovem seja aprovado, é preciso que os dados cadastrais sejam renovados de 6 em 6 meses a partir da data de criação.  Isso é uma maneira do Governo saber se você ainda está apto a receber o benefício.  Lembrando que, para retirar o ID Jovem, não é necessário ser estudante, apenas preencher o requisito de idade (de 15 a 29 anos) e estar em uma situação econômica frágil.  

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE