Qual o melhor horário para estudar línguas?

O Duolingo, o app educacional gratuito mais baixado do mundo – com mais de 500 milhões de usuários e 30 milhões no Brasil -, revelou no seu relatório anual de aprendizado de idiomas, o Duolingo Language Report, que a maioria dos estudantes prefere estudar uma nova língua no período noturno.

 

Na plataforma, 50% dos países estudam entre 22h e 23h, e em 41,6% das nacionalidades, incluindo o Brasil, os alunos ficam ativos entre 21h e 22h. Entre as exceções, estão Mônaco (17h e 18h), França (18h e 19h) e Espanha, Barbados e Dominica (em sua maioria preferem estudar entre 19h e 20h).

 

É o caso de Nicolas Pardim, de 11 anos, aluno de escola municipal que aprendeu inglês com o Duolingo e ganhou uma bolsa de estudos na Avenues, renomada escola bilíngue de São Paulo. Assim como a maioria dos brasileiros, ele prefere estudar no período noturno: “Para Nicolas, o que funcionou foi sempre praticar no Duolingo por uma hora todos os dias após a lição de casa do colégio. Havia dias em que ele preferia estudar no celular e outros no computador, e deixamos ele livre para escolher. Não importava se ele estava no carro, no sofá ou na escrivaninha, o importante era que ele estava praticando”, conta Priscila Pardim, mãe de Nicolas.

 

Mas será que o horário escolhido para as aulas de idiomas influencia na eficácia dos estudos?

 

“O que realmente importa é escolher o período em que o aluno se sente mais ativo e disposto a manter a constância na prática. Ou seja, tanto faz se você prefere estudar na cama ou a caminho do trabalho – o importante é encontrar um horário que funcione para você e construir um hábito que você possa integrar no seu dia a dia com facilidade!”, explica a Dra Cindy Blanco, Cientista de Aprendizagem do Duolingo.

 

Apesar de o período da noite ser mais calmo e silencioso, o melhor horário depende da rotina e das atividades diárias de cada um – seja acordando mais cedo e concentrando as atividades pela manhã, ou porque têm mais tempo no fim do dia, por exemplo.

 

“Uma das muitas vantagens em se estudar um novo idioma no Duolingo, é que os nossos usuários têm a liberdade de escolher quando e onde irão se dedicar, de acordo com a sua disponibilidade e preferência”, comenta Analigia Martins, diretora de marketing do Duolingo no Brasil. “Com apenas 15 minutos por dia, o aluno pode aprender uma língua gratuitamente, precisando apenas de um celular ou computador e de acesso a internet”.

 

Independentemente do horário escolhido, para o melhor rendimento dos estudos é essencial dormir pelo menos oito horas por noite, beber bastante água, se alimentar bem, e praticar exercícios físicos diariamente, para ter mais energia durante os estudos.

Sobre Duolingo
O Duolingo é a plataforma de aprendizado de idiomas mais popular e o app educacional mais baixado do mundo. A  missão da empresa é tornar a educação gratuita, divertida e acessível a todos.O Duolingo oferece um total de 100 cursos com 40 idiomas distintos e seis cursos para falantes de português: inglês, espanhol, francês, italiano, alemão e esperanto. A empresa levantou mais de US $183 milhões em capital de risco de investidores, incluindo CapitalG, Kleiner Perkins Caufield Byers, Union Square Ventures, New Enterprise Associates, Drive Capital, General Atlantic, Durable Capital Partners, Ashton Kutcher e Tim Ferriss. O Duolingo está disponível para iOS, Android e em www.duolingo.com.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE