Quais aspectos devemos olhar antes de comprar um imóvel?

Está querendo comprar a sua casa própria? Então, vamos lhe ajudar a encontrar a residência ideal. Adquirir um imóvel é um grande compromisso, por isso é preciso prestar atenção em todos os detalhes antes de comprá-lo. 
Neste artigo, vamos lhe mostrar o que é preciso verificar no imóvel e como funciona o processo de compra, tudo para você comprar o imóvel certo e não contrair dívidas. 
Confira quais são os principais detalhes que você deve observar para comprar um imóvel:
Defina a localização e o tipo de imóvel O primeiro passo para comprar um imóvel é definir a localização e o tipo de imóvel que você deseja. Assim, você pode nortear a sua busca e encontrar a casa perfeita. 
A localização é importante e deve ser definida, de acordo, com as suas necessidades. ?? importante procurar casas que sejam próximas a comércios e tenham boas opções de meios de transporte.
Outro ponto importante é o tipo de imóvel, você prefere casas ou apartamentos? ?? importante escolher um tipo de imóvel, porque cada um tem suas próprias características. Casas possuem mais espaço, já apartamentos costumam ser menores. 
Apartamentos também podem possuir escadas, muitos prédios não possuem elevadores, então é preciso saber se é válido dependendo do andar.
Considere o tamanho em longo prazo Ao comprar uma casa, você precisa pensar no futuro. Mesmo que você seja solteiro ou recém-casado, é importante considerar o tamanho do imóvel em longo prazo. Se você pretende casar ou ter filhos, por exemplo, você deve saber se espaço acomodará mais pessoas ou se será preciso comprar uma casa nova no futuro.
Como a maioria das pessoas compra imóveis através de financiamento imobiliário, o ideal é comprar um local espaçoso. De início, pode ser que a casa seja grande demais para você, mas, com o tempo, o espaço passará a ser utilizado. 
Faça uma vistoria no imóvel Mesmo na compra de imóveis novos, é essencial a realização de uma vistoria. Assim, você pode ver o imóvel por dentro antes de comprá-lo. Caso, você esteja comprando o imóvel na planta, visite o apartamento decorado no stand das construtoras. Dessa forma, você terá uma noção do espaço e da divisão do local.
E, se a casa ou apartamento já estiver construído, visite o imóvel para conferir o seu estado. Caso o imóvel esteja ocupado, é essencial que você redobre a atenção, já que os móveis podem acabar escondendo problemas como infiltrações, rachaduras em paredes, falhas de pintura, entre outras coisas. 
Compare as opções de financiamento A maioria dos brasileiros compra a casa própria através do financiamento imobiliário. E para achar a melhor opção é preciso comparar as propostas dos mais diferentes bancos e financeiras. 
Por isso, compare todos os custos da operação. Na maioria das vezes, as pessoas só prestam atenção às taxas de juros cobradas no financiamento, mas existem muitas outras taxas administrativas que podem pesar no CET (custo efetivo total) da venda. 
O ideal é que você compare as opções e escolha aquela que melhor se encaixa em seu orçamento. Dê preferência a prazos de pagamentos mais longos com parcelas que cabem no seu bolso, e que não possuam tantas taxas administrativas. Verifique os valores de condomínio Com a falta de segurança nas ruas, muitos prédios possuem condomínios com porteiros e segurança. Esses edifícios contam com circuitos internos de câmeras para prover uma maior sensação de segurança para os moradores. E claro, isso custa caro. 

Até mesmo em casas, há uma boa possibilidade de ter que arcar com condomínio. Já existem condomínios fechados por conta do pedido dos moradores ao governo. 
Principalmente quando compramos um imóvel financiado, precisamos verificar o valor do condomínio. Afinal, esse valor será adicionado a suas despesas mensais junto com as contas fixas, como água e luz, e claro, as parcelas do financiamento. 

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE