Proteja seu comércio de assaltos

Lojistas e comerciantes, principalmente de ruas, estão cada vez mais a mercê de assaltantes. O caso mais recente ocorreu na loja das Casas Bahia, na zona norte de São Paulo, onde 7 bandidos renderam funcionários e consumidores.

Segundo o especialista em segurança do GRUPO GR, um projeto de segurança para o comércio deve levar em conta os riscos e vulnerabilidades que a região oferece (qual índice de criminalidade, se a incidência de assaltos é alta e se há possíveis rotas de fugas na região), mas vale destacar que algumas medidas podem inibir a ação de criminosos e auxiliar a polícia.
???Os fatores de segurança são medidos no momento da realização da análise de risco, que é um estudo que avalia tanto a probabilidade de acontecer os diversos tipos de ocorrência, como sua gravidade. Este levantamento culmina em uma matriz de risco apontando as vulnerabilidades e quais as medidas de correção ou contingência deverão ser adotadas. Neste estudo são levados em conta fatores como: tipo de atividade da empresa (se é muito ou pouco atrativo aos meliantes), população interna e externa, rotas de acesso, população flutuante e outros???, comenta Niv Yossef, gerente de projetos e especialista em segurança do GRUPO GR.
A segurança eletrônica também se apresenta como grande aliada do varejo. Kits de segurança com monitoramento, botão de pânico e gravação de imagens devem ser utilizados para intimidar os assaltantes e auxiliar as autoridades caso ocorra algum acontecimento.
O especialista também ressalta pequenas medidas estratégicas para os comerciantes possam se proteger : ???Ter câmeras bem posicionadas, alarmes escondidos (botão de pânico), caixas em locais visíveis e específicos, e estabelecer códigos entre os funcionários quando notar alguma movimentação  diferente de pessoas pode auxiliar muito na prevenção de assaltos ou, pelo menos, minimizar seus riscos ou consequências???, comenta Yossef.
O especialista abaixo lista outras dicas para os comerciantes.
DICAS DE SEGURAN??A DO GRUPO GR PARA O COM??RCIO E O VAREJO- Nunca divulgue a existência de grandes valores em espécie a ninguém.- Procure sempre que possível depositar os valores em dinheiro, evitando-se manter grandes somas no local.- Evite ficar sozinho no estabelecimento comercial.- Mantenha uma boa visibilidade dentro do estabelecimento.- Instale espelhos e equipamentos de segurança.- Tenha mais de um cofre, colocando um deles em local bem discreto e sigiloso.- Mantenha a frente e os fundos do comércio bem iluminados no período noturno, e tenha equipamentos de monitoramento, pois eles inibem a ação de criminosos.- Escolha locais estratégicos para a instalação dos caixas.- Afixe nas paredes do estabelecimento comercial cartazes de proibição de entrada de pessoas usando capacetes, toucas e similares.- Não é recomendável contar dinheiro na frente de clientes.- Fique atento, pois a desatenção e fragilidade do espaço físico são os principais fatores que desencadeiam roubos e assaltos no comércio de maneira geral.- Observe com atenção e cuidado as pessoas que permanecem um grande período no estabelecimento sem objetivos de comprar ou consumir alguma coisa.- Estabeleça códigos entre os funcionários que indiquem situações de risco, tal como uma frase, que, ao ser dita, servirá como alerta para que chamem a polícia. Este código deve ser alterado periodicamente.- Uma rede de proteção comunitária também é indicada para lojistas. O comerciante pode, por exemplo, instalar uma luz na loja vizinha que, acesa, indicará uma situação de perigo.- Como é comum que funcionários sejam trancados em banheiros, este é o local mais conveniente para se instalar o botão de alarme e também para deixar escondido um telefone celular.- Fique atento ao contratar pessoas para serviços esporádicos.- Caso alguma chave das portas de acesso ao interior do estabelecimento comercial seja perdida, providenciar a troca do segredo da fechadura.- Faça depósitos bancários frequentes e em horários alternados.- Nunca reagir contra o bandido, tentando agarrá-lo ou agredi-lo, pois ele poderá estar acompanhado de outros cúmplices.- ?? sempre importante manter a calma, isso ajudará na memorização das características dos meliantes (aparência, vestuário, etc.), que é fundamental para a polícia capturá-los.- Não ter em seu poder armas, pois ela poderá aumentar o risco em caso de um assalto.- Se presenciar um furto, ligar para o 190 e tentar não interferir.- Registrar o Boletim de Ocorrência, mesmo que tenha ocorrido somente tentativa de assalto.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE