Prorrogação de mandatos deve entrar na pauta

Um prefeito da RMC (Região Metropolitana de Campinas) disse essa semana ao NM que ‘a  prorrogação de mandatos esquentou de vez na semana que passou’. Em breve, a CCJ da Câmara  vai se organizar a provável votação da medida.
A CNM vem organizando o assunto com os prefeitos em todos os estados. Os prefeitos da RMC já foram consultados e foi solicitado que levem a questão para as suas bases de vereadores nas Câmaras Municipais. A possibilidade de extensão desses mandatos altera completamente o panorama político nos municípios e desarticula totalmente as movimentações pré-eleitorais.
Em linhas gerais, o que foi passado aos prefeitos foi:
??? Politicamente, os prefeitos hoje bem avaliados ganham mais com isso, uma vez que a tendência é de que os atuais vereadores procurem a proximidade e alinhamento com o Executivo.
??? Ganham também dois anos mais distantes do olho do furacão da crise (2015/2016) e a possibilidade de fecharem seus mandatos índices de aprovação ainda maiores.
??? Os prefeitos com potencial de votos para candidaturas ao legislativo estadual ou federal ganharão pelo menos um ano de proximidade entre o não estar mais no cargo e a nova disputa.
??? Por sua vez, os vereadores (e os legislativos municipais são o próximo alvo de ampla mudança dos eleitores brasileiros) ganham mais dois anos para se articularem melhor para evitar a foice do troca tudo.
Em resumo, as oposições nessas cidades vão precisar encolher, para guardar fôlego e ressurgir apenas em 2021/22. As ações precipitadas de alguns, hoje, podem custar caro nesses próximos dois anos. Se a provável prorrogação ocorrer, esse ano de 2019 será como bater pênalti com paradinha!

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE