Programa Saúde na Escola inicia ações de Saúde Ambiental

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste iniciou as ações do eixo “Saúde Ambiental e Desenvolvimento Sustentável” do Projeto Saúde na Escola (PSE). A palestra “Lixo, Animais Sinantrópicos e Saúde” já foi realizada em três escolas municipais para alunos do 3º ano do Ensino Fundamental. O tema aborda as relações entre descarte inadequado de resíduos e as doenças e acidentes que podem decorrer deste hábito, com objetivo de promover o cuidado com a saúde. Em parceria com as secretarias de Saúde, Educação, por meio do Núcleo de Educação Ambiental “Fioravante Luiz Angolini” (NEA) . Mais de 1.600 alunos de 26 unidades escolares receberão a ação durante o ano. As atividades acontecem desde 2014.

Durante o encontro os alunos recebem orientações sobre as condições de proliferação de animais sinantrópicos (mosquitos, escorpiões, ratos), como oferta de abrigo, alimento e água, e que são favorecidas pelo descarte e armazenamento inadequado de resíduos. Também recebem informações sobre as principais espécies de animais envolvidas na transmissão de doenças em ambiente urbano e peri-urbano, como dengue, zika, chikungunya, febre amarela, febre maculosa, raiva, leptospirose, além das principais espécies de animais peçonhentos, considerados de importância médica, como escorpiões, aranhas e serpentes. Após a palestra, os alunos tiveram a oportunidade de observar a exposição de animais sinantrópicos do Laboratório Entomológico da Divisão de Controle de Vetores.

Já receberam a ação nos meses de fevereiro e março, estudantes da Emefei (Escola Municipal de Ensino Fundamental e Educação Infantil) “Charles Keese Dodson”, do Bosque das Árvores, do CIEP “José Renato Pedroso”, do Parque do Lago e da Emefei “Antônia Dagmar de Almeida Rosolen”, na Vila Sartori.

Implantado em 2013 no Município, o PSE envolve mais de 15 mil alunos da Rede Municipal de Ensino, com políticas de Saúde e Educação visando a prevenção da saúde e construção de uma cultura de paz.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE