Professoras apresentam experiências no Ciep Cidade Jardim

Professoras da Educação Infantil e do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Americana apresentam nesta terça-feira, (5), projetos ou sequências didáticas desenvolvidas durante a formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, PNAIC. O evento acontece no Ciep da Cidade Jardim das 18h30 às 21h30.

“O objetivo é dar visibilidade ao trabalho realizado pelas professoras da Educação Infantil e do Fundamental que atuam no ciclo de alfabetização e que participaram da formação do PNAIC em parceria com a UFSCar. O evento é a conclusão do curso”, disse a coordenadora do curso, a supervisora da Secretaria de Educação, Kátia Maciel. A adesão do município de Americana ao projeto se deu em 2013.

Segundo Kátia foram abertas inscrições no início do ano para professores que atuam no nível I e II (4 e 5 nos de idade) da Educação Infantil e do primeiro ao terceiro anos (6,7 e 8 anos de idade) do Ensino Fundamental. Participaram do curso 47 professores, sendo 22 do fundamental e 25 do infantil. A formação aconteceu no Ciep da Cidade Jardim durante nove encontros (março a junho). Os professores vão receber certificados da UFSCar.

O PNAIC tem como principal objetivo contribuir para o aperfeiçoamento da prática pedagógica dos professores e coordenadores pedagógicos das redes públicas de ensino que aderiram ao programa, por meio da oferta de formação continuada a esses profissionais para conhecer e explorar as possibilidades dos materiais didáticos disponíveis na rede pública municipal, com foco nos conteúdos relacionados à língua materna e linguagem matemática.

Na Educação Infantil os objetivos específicos foram: Promover o diálogo formativo sobre a função sociopolítica e pedagógica da Educação Infantil; aprofundar a compreensão sobre os documentos curriculares nacionais que norteiam a Educação Infantil e dialogar sobre o papel do currículo e da avaliação na Educação Infantil.

No Ensino Fundamental os objetivos específicos foram conhecer as propostas metodológicas que permeiam os materiais adotados nas escolas da rede pública de São Paulo; planejar, em parceria com os (as) professores (as) alfabetizadores (as), práticas de ensino centradas nos conteúdos de números e operações, grandezas e medidas, espaço e forma e tratamento da informação e dialogar sobre as potencialidades dos materiais didáticos, ampliando o repertório dos (as) professores (as) para fazer uso dos mesmos.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso assumido pelos governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e dos Municípios, desde 2012, para atender à Meta 5 do Plano Nacional da Educação (PNE), que estabelece a obrigatoriedade de “Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do ensino fundamental”. O PNAIC reconhece que o processo de educação formal da criança tem início na Educação Infantil, na qual ela tem o direito de aprender as linguagens necessárias para o conhecimento do mundo.

 

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