Prof.a lista 10 razões contra terceirização da educação

Por Seci MagalhãesListei dez razões em por que terceirizar a educação pública é algo ruim. São elas:
1. Na terceirização o prefeito envia rios de dinheirode a empresas privadas do terceiro setor 
2. Não é surpresa para ninguém que boa parte das ???licitações??? no Brasil funciona como um jogo de cartas marcadas.
3. A terceirização é ainda pior do que a privatização. resumidamente a Prefeitura entra com o dinheiro (no caso, o nosso) e a empresa privada entra com a administração e (olha que lindo) fica com os lucros.
4. Se tudo der errado no período de parceria, a empresa cai fora (ela pode inclusive decretar falência como ocorre com empreiteiras de prédios públicos) e A PREFEITURA que se vire. E é óbvio que no final você já sabe quem vai pagar a conta, né?! No caso da educação é muito difícil que dê prejuízo, pois não há um grande risco envolvido senão um possível calote do Estado. Coisa raríssima. ?? claro que essa brincadeira dará lucro à empresa. Pense bem. Caso contrário, você acha que ela cumpriria esta função? Madre Teresa só teve uma.
5. Pois é. Até do ponto de vista liberal essa coisa é ruim. Não há livre-concorrência. Ademais A PREFEITURA não só faz uma transferência de dinheiro público como também dos vínculos empregatícios de professores e outros funcionários para que estes sejam controlados de forma mais autoritária.
6. Não haverá concurso público para os profissionais da educação.
7. Não havendo concurso público, o caminho ficaria aberto para a contratação de pessoas menos capacitadas e/ou influentes à gerência da empresa administradora. Aliás, no edital de chamamento feito pela Secretaria de Educação consta que, embora sob fiscalização da própria Secretaria, a Organização Social poderá inclusive contratar professores sem licenciatura. ?? dinheiro público, lembre-se.
8. O professor perde a autonomia que caracteriza sua profissão. Para não ser demitido terá que seguir os mandos e desmandos do empresário responsável pela gestão da escola, um ser que geralmente não entende patavinas de nada sobre ensino.
9. Os salários dos professores poderão ser diminuídos (sim, ainda mais), já que a preocupação da empresa será com o lucro obtido e não com a construção do conhecimento. Com o repasse DA PREFEITURA, a Organização Social fará de tudo para reduzir os custos, economizando em salários e aumentar seu lucro
10. O Estado (leia-se: os políticos) vai ser blindado diante de qualquer crítica que vier, uma vez que passará a ser apenas o ???provedor??? do dinheiro e não mais o administrador da escola. ?? lindo para eles. Terrível para nós.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE