Procon realiza ação para orientar postos de combustíveis

O Procon de Americana realizou, na última sexta-feira, uma ação com o objetivo de orientar os postos de combustíveis do município sobre a regulamentação da exposição de preços promocionais em placas e faixas no estabelecimento comercial. A equipe de agentes fiscais visitou oito postos localizados na área central do município.

A regulamentação é prevista no decreto nº 12.395, de 29 de janeiro de 2020, alterando a lei nº 6.354, de 2019, com autoria do vereador Thiago Brochi. “Alguns postos expõem o valor promocional dos combustíveis em faixas bem grandes, mas quando o consumidor chega na bomba o valor do produto é outro, seja porque o dia da semana não é o da promoção ou porque não faz parte de algum clube ou aplicativo que lhe garanta o desconto. A partir desta regulamentação, o posto pode sim expor essas placas, mas elas devem ser 25% menores que a placa do preço original do combustível”, explicou o secretário de Negócios Jurídicos, Alex Niuri. O secretário disse ainda que, com a regulamentação, o consumidor não deverá ser induzido ao erro e não deverá se sentir lesado pela falsa oferta.

O decreto prevê, ainda, que o não cumprimento pode acarretar em multa de R$ 3.000,00 ao estabelecimento comercial, podendo ser aplicada em dobro na reincidência em um prazo inferior a 30 dias.

“O nosso objetivo não é multar os postos, mas que eles se regulamentem, por isso criamos essa ação de orientação. Hoje, temos registrado na Prefeitura de Americana, mais ou menos 100 postos e pretendemos ir com a equipe do Procon em boa parte deles, levando essa ação”, finalizou Alex Niuri.

O ??rgão Municipal é responsável pela fiscalização e autuação dos estabelecimentos comerciais do ramo e orienta que caso algum consumidor se sinta lesionado, pode comparecer no Procon de Americana, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, para registrar a reclamação portando nota fiscal e, se possível, uma foto que mostre a placa com a oferta promocional. O Procon fica localizado no Paço Municipal, na Avenida Brasil, nº 85, no Centro.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE