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Procon orienta consumidores na Black Friday

Em tempos de crise econômica e com a proximidade do Natal, muitos consumidores veem na Black Friday ou Sexta-feira Negra, em português, a chance de comprar produtos com preços mais baixos. Tradicional nos Estados Unidos e ganhando cada vez mais fama no Brasil, a data, celebrada sexta-feira, dia 27, é marcada pelas liquidações para queima de estoques. No entanto, o Procon recomenda cautela ao consumidor.

Levantamento do Procon-SP indica que entre os produtos mais procurados na Black Friday estão os eletroeletrônicos – como celular, videogame, televisão, tablets e computadores -, seguidos dos eletrodomésticos da chamada linha branca (fogão, micro-ondas, geladeira, ar condicionado, máquina de lavar) e pacotes turísticos.

O órgão orienta o consumidor a pesquisar antecipadamente os produtos que deseja adquirir comparando os preços tanto nas lojas virtuais quanto nas físicas. A medida evita golpes como o falso desconto, em que o lojista aumenta o preço do produto algumas semanas antes da promoção e depois abaixa novamente o valor, não oferecendo nenhum desconto real.
Outra orientação é para os pagamentos à vista, fugindo dos juros cobrados nos financiamentos.
Como o foco da Black Friday é o comércio eletrônico, o Procon também recomenda atenção redobrada na finalização da compra e no valor cobrado pelo produto. “Guardar anúncios, e-mails com confirmação da operação, recibos e contratos e ainda imprimir ou salvar telas com as confirmações e transações financeiras realizadas é o mais indicado”, afirma o diretor.
Garcia afirmou que o consumidor deve sempre acionar o Procon em caso de dúvidas ou descumprimento de alguma regra. “Estamos à disposição para intermediar com o fornecedor e tentar solucionar o problema da melhor maneira possível”, afirmou.
Confira outras dicas do Procon:??? Se atentar aos sites onde as compras são realizadas, evitando aqueles que não contam com e-mails, endereço e outros dados para contato;??? Preferir fornecedores reconhecidos ou indicados por amigos e familiares e pesquisar sua reputação em sites que avaliam lojas virtuais;??? Jamais fazer transações on-line em lan houses, cyber cafés, computadores ou redes públicas, já que as máquinas podem não estar adequadamente protegidas;??? Em casos de compras com entrega em domicílio, solicitar que o prazo seja registrado na nota fiscal ou recibo. No Estado de São Paulo, a Lei da Entrega (13.747/2009) obriga o fornecedor a oferecer a possibilidade de agendar a data e o período de entrega do item ou de prestação do serviço;??? Somente assinar o documento de recebimento do produto após examinar o estado da mercadoria. Se for constatada irregularidade, ela deve ser informada, justificando o não recebimento;??? Nas compras feitas por telefone, em domicílio, telemarketing, catálogos e internet, o consumidor tem prazo de sete dias para desistir da operação, sem precisar apresentar justificativa. O período é contado a partir da data de aquisição do produto ou de seu recebimento.

O QUE ?? ??? Tradicional entre os norte-americanos, a Black Friday é um dia de liquidações para queima de estoques. Nos Estados Unidos a data, que abre o período de compras natalinas, é comemorada após a celebração do Dia de Ação de Graças, festejado sempre na última quinta-feira de novembro. Em 2015, a data será comemorada em 27 de novembro.

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