Edit

Primeira HQ nacional sobre Islam, Khalil está no portal “Cultura em Casa”

São Paulo, 4 de novembro – O gibi Khalil, primeira HQ brasileira que fala sobre o Islam, criada pela Federação das Associações Muçulmanas do Brasil – FAMBRAS, está na oitava edição e poderá ser apreciado por mais pessoas a partir de agora. A coleção será disponibilizada no Cultura em Casa, primeira plataforma de streaming e vídeo por demanda do país criada com o objetivo de democratizar o acesso da população a conteúdos culturais e criativos de alta qualidade (https://culturaemcasa.com.br/hotpage/mes-das-criancas-2021/). O portal é uma ação de difusão cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.

Khalil é um pré-adolescente brasileiro e muçulmano. A cada edição do gibi, que já teve, até o momento, oito edições, ele vive diferentes aventuras com sua turma sempre permeadas de ensinamentos, inclusive sobre o Islam, mas sem qualquer proselitismo. “O gibi foi o caminho adotado pela FAMBRAS para combater estereótipos, preconceito e desinformação sobre a religião islâmica e os muçulmanos junto a crianças e pré-adolescentes”, explica Ali Zoghbi, vice-presidente da FAMBRAS. “Com o portal Cultura em Casa, devido ao seu alcance, mais pessoas poderão ter acesso a esta mensagem, o que nos deixa muito satisfeitos”.

A cada edição, o gibi aborda um tema atual que requer reflexão de toda a sociedade. Neste sentido, Khalil já falou sobre a intolerância religiosa, a importância da solidariedade, o impacto do lixo urbano, a acessibilidade e, mais recentemente, sobre o desperdício de alimentos, entre outros. “O conteúdo de altíssima relevância promove importantes discussões nos ambientes familiar e escolar. As escolas, aliás, sempre nos pedem exemplares para trabalhar em sala de aula”, completa Zoghbi.

Já foram distribuídos mais de 50 mil exemplares do gibi desde o lançamento da publicação. Na produção do “Khalil”, além da equipe de comunicação da FAMBRAS, são destaques o talento do roteirista Gian Danton e dos desenhistas Eunuquis Aguiar e Malika Dahil – a primeira marroquina a publicar HQ na Europa. Recentemente, o casal foi indicado em três categorias no prêmio HQ Mix, o “Oscar dos Quadrinhos”, por um trabalho autoral.

Sobre a FAMBRAS e FAMBRAS Halal

Fundada em 1979, a Federação das Associações Muçulmanas do Brasil – FAMBRAS é uma referência em se tratando do Islam no Brasil – uma religião que conta com 1,9 bilhão de fiéis no mundo de acordo com dados do Instituto Pew Research Center.

A FAMBRAS atua nos âmbitos religioso, social, cultural, econômico e diplomático por meio de projetos educacionais, culturais e assistenciais – tanto em benefício dos muçulmanos como de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Outra missão é combater o preconceito aos muçulmanos por meio da informação.

O trabalho da Federação conta com o apoio da FAMBRAS Halal – a primeira instituição certificadora Halal do Brasil, em operação desde 1979. A certificadora é líder de mercado e realiza auditorias, abate, inspeção, supervisão de produtos e implantação do Sistema de Garantia Halal junto a indústrias e frigoríficos interessados em comercializar seus produtos especialmente para os países islâmicos.  Trata-se de um mercado crescente que, com base no Relatório do Estado da Economia Islâmica Global 2020/21, aponta que os gastos muçulmanos devem chegar a US$ 2,4 trilhões até 2024.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE