Prepare-se para pagar as contas do início de ano

O ano começou e as contas começam a chegar para os brasileiros. IPTU, IPVA, matrículas escolares, diversas contas que pesam no bolso e preocupa muitas pessoas. Segundo o advogado especialista nos direitos do consumidor e consultor financeiro, Dori Boucault, os três primeiros meses do ano são os mais complicados e é necessária muita organização para não entrar em dividas.

Para ordenar seu orçamento, o primeiro passo é calcular o valor total do que precisa pagar. ???Não fazer um levantamento dos gastos é um grande erro. ?? apenas dessa forma que o consumidor irá saber o quanto está recebendo e quanto precisa pagar???, afirma Dori.
Para se organizar, o advogado separou três passos essenciais, confira:
1)      Relacione todos os gastos, enumerando quais os mais prioritários;
2)      Verifique se sua renda está compatível com o que necessita para sanar as dividas. Caso não esteja, corte os supérfluos. ???Programas como ir à academia, comer fora, ir ao cinema, tudo isso pode ser cortado e adiado para quando as coisas estiverem mais estáveis???, orienta Boucault.
3)      Tenha foco e separe o dinheiro necessário para as contas fixas.
Para manter o foco, o especialista preparou dicas de economia práticas para que o orçamento fique maior e com sobra para emergências.
Reduza contas de água e energia elétrica
Principalmente agora no horário de verão, tente aproveitar ao máximo a luz natural;
Tire aparelhos eletrônicos da tomada como carregadores e cafeteiras;
Não demore mais do que o necessário no banho e em dias quentes tente desligar a fonte de energia de duchas e chuveiros;
Reutilize água da maquina de lavar roupas para limpar seu quintal;
Mantenha as torneiras bem fechadas e sempre confira se não há nenhum vazamento na casa.
Economize no supermercado
Faça uma lista do que precisa comprar, começando pelos produtos mais fundamentais;
Outra dica importante é não se deixar levar por tudo o que está em promoção. ???Muitas vezes não é vantajoso para você levar cinco produtos apenas para que o preço fique menor. Se você não irá utilizar tudo, não compensa???, explica o consultor.
Com essas dicas, seu orçamento ficará mais ajustado e as contas do começo do ano não serão um pesadelo. ???Tudo deve ser feito com calma e consciência. Se conseguir melhorar os hábitos de consumo e economizar, as contas serão pagas rapidamente e sem sufoco???, finaliza Dori.
Mais sobre Dori Boucault
Consultor de relação de consumo e advogado especialista em direito do consumidor e fornecedor, Dori Boucault, é um dos profissionais mais requisitados para palestras e seminários sobre o assunto. Em suas palestras e seminários, fala com desenvoltura sobre assuntos espinhosos que, por vezes, se tornam uma dor de cabeça para consumidores e fornecedores. Entre suas especialidades está a educação financeira, que auxilia o consumidor a controlar seus recursos. Dori possui uma forma irreverente de explicar os direitos e deveres de ambas as partes ??? cliente final e fornecedor ??? de forma didática, leve e descontraída. Para saber mais sobre Dori acesse www.doriboucault.com.br.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE